Sousa, Guilherme Uilson deRosa, Paulo Ricardo Bispo2025-06-112025-11-042025-11-042025-06-112025-11-042025-11-04ROSA, Paulo Ricardo Bispo. Transformações e desafios do e-commerce: uma análise pré e pós-pandêmica. 2023. Trabalho de conclusão de curso (Tecnologia em Logística) — Campus Gama, Instituto Federal de Brasília, Brasília, 2023.https://repositorio.ifb.edu.br/handle/1/1987O comércio eletrônico (e-commerce) tem sido uma força transformadora no cenário global e nacional de varejo, e a pandemia de COVID-19 representou um ponto marcante em sua evolução. O presente estudo investiga o impacto da pandemia de COVID-19 nas tendências, estratégias e comportamento do consumidor no comércio eletrônico. Adotando uma abordagem qualitativa, a pesquisa foi conduzida por meio de uma revisão bibliográfica, utilizando a plataforma Scopus para identificar estudos relevantes. A análise abrangeu a evolução nacional do e-commerce, destacando mudanças nas estratégias de negócios, comportamento do consumidor e adaptações logísticas. A pesquisa abrange três fases distintas: pré-pandêmica, pandêmica e pós-pandêmica. A fase pré-pandêmica destaca o aumento acentuado nas vendas online durante a pandemia, impulsionado pela busca dos consumidores por alternativas seguras e convenientes. Durante a fase pandêmica é destacado como as empresas adotaram estratégias ágeis, incorporando inovações tecnológicas para atender às novas demandas. A fase pós-pandêmica apresenta desafios e oportunidades, com lições aprendidas que orientam a construção de um futuro mais resiliente e sustentável para o e-commerce. As contribuições do estudo incluem uma análise abrangente do impacto da pandemia, insights sobre inovações tecnológicas e uma visão específica do contexto brasileiro. Este estudo fornece uma base sólida para pesquisadores, profissionais e gestores no campo em constante transformação do comércio eletrônico.porAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/Logística empresarialPandemia de COVID-19 2020-2023Logística empresarialComportamento do consumidorTransformações e desafios do e-commerce: uma análise pré e pós-pandêmicabachelor thesisCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS