Gontijo, Simone Braz FerreiraAlmeida, Mariana Queiroz de2025-06-272025-06-27https://repositorio.ifb.edu.br/handle/1/410Este trabalho está vinculado ao Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) e visou elaborar um guia de oficinas temáticas para o desenvolvimento de competências socioemocionais, voltadas aos estudantes do ensino médio integrado, tendo como metodologia os princípios da roda de conversa e da escuta sensível. Partiu-se do pressuposto de que as oficinas temáticas poderão fomentar a permanência e êxito dos estudantes do Ensino Médio Integrado (EMI), colaborando com a formação omnilateral, objetivo de uma educação tecnológica que tem o trabalho como princípio educativo. Os objetivos específicos foram assim definidos: caracterizar o protagonismo, o pertencimento e resiliência no contexto educacional e no campo das competências socioemocionais; relacionar os princípios da roda de conversa e da escuta sensível como metodologia das oficinas temáticas; elaborar oficinas temáticas a partir das competências socioemocionais e mediadas por obras cinematográficas. Para tanto, inicialmente foi realizada uma pesquisa de cunho qualitativo a partir dos pressupostos da pesquisa-ação na qual as oficinas temáticas seriam aplicadas em turmas do EMI do Campus Ceilândia, do Instituto Federal de Brasília (IFB). Porém, com a suspensão do calendário acadêmico em função da pandemia do Covid-19 por tempo indeterminado as oficinas tiveram que ser avaliadas por professores especialistas. Optou-se por encaminhar o guia de atividades para o desenvolvimento de competências socioemocionais “Exercitando emoções”, produto educacional desta dissertação, para os docentes da área de Pedagogia do IFB, que o avaliaram a partir de um roteiro com categorias predefinidas, a saber: conceitual, pedagógica e comunicacional. A análise de conteúdo das respostas dos especialistas possibilitou redimensionar o produto educacional em relação a inserção de conceitos, atividades e materiais, bem como revisão ortográfica e gramatical. Destaca-se que é fundamental que o professor, no momento da aplicação das oficinas, esteja sensível à necessidade de realização de adaptações a sua realidade dos participantes da atividade, tanto em relação às atividades quanto aos filmes. Essas adaptações terão como referência as competências socioemocionais da oficina, bem como a concepção de juventudes expressa neste trabalho. Destacamos que o protagonismo discente, pertencimento institucional e resiliência estudantil podem ser relacionados às competências socioemocionais na medida em que são desenvolvidos por meio do diálogo igualitário, pela reflexão ativa acerca do mundo; pela tomada de consciência de si e do outro; pelo compromisso consigo mesmo e com o outro; pelo reconhecimento de sua historicidade. Infere-se que é pelo conjunto das competências socioemocionais que os estudantes podem construir seu protagonismo, pertencimento e resiliência. Os princípios da roda de conversa e a escuta sensível se interrelacionam uma vez que partem do princípio da participação e do protagonismo e estão imbricados no fazer pedagógico do docente, bem como o respeito aos saberes dos estudantes. Esta pesquisa deixa como uma de suas lacunas a impossibilidade de aplicação das oficinas de forma interventiva com os estudantes do Ensino Médio Integrado, em função da suspensão do calendário e aulas presenciais, motivadas pela pandemia do Covid-19.porAttribution-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/Educação profissionalCompetência socioemocionalEnsino médio integradoO desenvolvimento de competências socioemocionais no Ensino Médio Integradomaster thesisCIENCIAS HUMANAS