Alves, Bruno CoelhoSilva Júnior, José Edvaldo Vilanova da2025-07-292025-07-29SILVA JÚNIOR, José Edvaldo Vilanova da. O uso das tecnologias de informação e comunicação (tics) em situações problema que envolvam cálculo e interpretação das medidas de tendência central, nas escolas de ensino médio de Samambaia - DF. 2024. 28 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Matemática, Educação e Tecnologias) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília - Campus Estrutural, Brasília, 2024.https://repositorio.ifb.edu.br/handle/1/458O presente artigo se refere ao uso das TICs (tecnologia de informações e comunicação) para resolver e elaborar problemas que envolvam cálculos e interpretação das medidas de tendência central, nas escolas de Ensino Médio de Samambaia - DF. O objetivo deste trabalho foi verificar se os professores das escolas pesquisadas fazem o uso dessas tecnologias em suas aulas de estatística e quais os benefícios alcançados. Participaram da pesquisa professores de quatro escolas de Ensino Médio de Samambaia - DF, onde foi possível observar que eles detêm conhecimentos acerca de tecnologias, porém poucos conseguem usar essas tecnologias nas suas aulas. Por diversos fatores apresentados, é possível observar que os professores necessitam de formação adequada e de materiais e recursos para realizar a utilização das TICs em sala de aula.Português (Brasil)Matemática - Estudo e ensino - Inovações tecnológicasProfessores - FormaçãoTecnologiaEnsino - Meios auxiliaresEstatística educacionalMathematics - Study and teaching - Technological innovationsTeachers - Training of - BrasilTechnologyTeaching - Aids and devicesEducational statisticsO uso das tecnologias de informação e comunicação (tics) em situações problema que envolvam cálculo e interpretação das medidas de tendência central, nas escolas de ensino médio de Samambaia - DFbachelor thesisCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA