Aguiar, Larissa Andrade deOliveira, Maria das Graças de2025-08-212025-11-042025-11-042025-08-212025-11-042025-11-04OLIVEIRA, Maria das Graças de. Uso da tecnologia nas aulas de educação profissional e tecnológica no Instituto Federal de Brasília, Campus Samambaia. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Profissional) – Campus Samambaia, Instituto Federal de Brasília, Brasília, 2020.https://repositorio.ifb.edu.br/handle/1/1439Utilizar a tecnologia para auxiliar o ensino dentro da sala de aula já é visto como algo bom pelos professores brasileiros. Os professores, em sua maioria, consideram positivo o uso de recursos tecnológicos e defendem a formação para melhorar o trabalho em sala de aula. Acredita-se que, para falar a mesma língua de crianças e adolescentes, os educadores precisam saber explorar o potencial dos novos recursos tecnológicos, pois a responsabilidade de criar situações de aprendizagem que incluam a utilização desses recursos é do professor. O objetivo deste trabalho é de entender como os docentes da Educação Profissional e Tecnologia do Instituto Federal de Brasília, Campus Samambaia, utilizaram as tecnologias digitais em seu planejamento de aula, demonstrando a importância e os pontos positivos da tecnologia na educação. Conclui se, do uso que as ferramentas tecnológicas oferecem na aprendizagem uma melhor retenção do conhecimento, o incentivo a aprendizagem individual e coletiva e o suporte que o professor tem no preparo das aulas para torná-las mais atrativas.porAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/Educação profissionalEnsino auxiliado por computadorTecnologia educacionalUso da tecnologia nas aulas de educação profissional e tecnológica no Instituto Federal de Brasília, Campus Samambaiabachelor thesisCIENCIAS HUMANAS