Dumont Júnior, Marcos VitorRosário, Ana Carolina da Costa2025-06-032025-11-042025-11-042025-06-032025-11-042025-11-04ROSÁRIO, Ana Carolina da Costa. Aplicação de jogo didático com cultura pop para o ensino de ecologia no ensino médio. 2023. 68 f. TCC (Graduação) - Curso de Licenciatura em Biologia, Instituto Federal de Brasília Campus Planaltina, Planaltina, 2023.https://repositorio.ifb.edu.br/handle/1/1223O ensino de Biologia desempenha um papel crucial na educação integral dos alunos, abordando questões ambientais e princípios de ecologia. Entretanto, a metodologia adotada por muitos educadores ainda é tradicional. Nesse formato, os alunos tendem a memorizar informações de maneira momentânea, o que resulta na falta de interesse e contribui pouco para o aprendizado. Isso torna o estudo descontextualizado, desmotivando os alunos e prejudicando o processo de aprendizagem. Atualmente, um dos desafios na educação é despertar o interesse dos estudantes, que são desmotivados para participar das atividades propostas pelos docentes. Diante disso, torna-se essencial buscar métodos que não apenas motivem, mas também facilitem o aprendizado. O objetivo deste trabalho foi empregar o jogo didático "ECOPOP: UMA CORRIDA PELA SOBREVIVÊNCIA" como ferramenta para estimular a motivação e facilitar o aprendizado de ecologia para alunos do ensino médio. Para isso, foram desenvolvidos e aplicados questionários para identificar os conteúdos que os alunos apresentam mais dificuldades, e para compreender a cultura pop que mais consomem. Essas informações foram utilizadas para desenvolver um jogo mais contextualizado. Além disso, foram conduzidos questionários de avaliação de aprendizagem antes e depois da aplicação do jogo, para mensurar o conhecimento adquirido durante a interação com o recurso. Adicionalmente, um questionário de experiência foi aplicado para avaliar se o jogo conseguiu gerar motivação e diversão aos participantes. Os resultados, embora não tenham revelado melhoria na aprendizagem do conteúdo, indicaram que o jogo foi eficaz em termos de motivação e diversão, aspectos considerados cruciais no processo de ensino-aprendizagem.porCC0 1.0 Universalhttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/Ecologia - Estudo e ensinoJogos educativosBiologia - Estudo e ensinoAplicação de jogo didático com cultura pop para o ensino de ecologia no ensino médiobachelor thesisCIENCIAS BIOLOGICAS