Silva, Juliana Rocha de FariaNolasco, Clara Lua Costa2025-08-252025-11-042025-11-042025-08-252025-11-042025-11-04NOLASCO, Clara Lua Costa. Ensino e encantamento pela botânica no Jardim Botânico de Brasília. 2024. TCC (Graduação) - Curso de Licenciatura em Biologia, Instituto Federal de Brasília (IFB) campus Planaltina, Planaltina, 2024.https://repositorio.ifb.edu.br/handle/1/1321Coexistindo com as grandes navegações, os jardins botânicos modernos surgiram no século XVI, estando suas funções iniciais inseridas em uma lógica econômica e geopolítica, já que eram utilizados para aclimatar espécies exóticas de interesse. Mais recentemente, seus papeis foram salientados devido às mudanças socioambientais ocasionadas pela intensa antropização do meio natural, que os levou a atuarem na conservação de plantas e no desenvolvimento de estratégias para a sensibilização da sociedade, servindo também como espaços de educação não formal. Sendo o Jardim Botânico de Brasília (JBB) uma dessas instituições, esta pesquisa teve o objetivo de verificar programas e roteiros elaborados pelo jardim para o ensino de Botânica ao público escolar, averiguando os mecanismos metodológicos que efetivassem o encantamento e a sensibilização deste público. Foram realizadas buscas por materiais escritos na biblioteca física do JBB; nos sites Biblioteca Digital do Cerrado, Dataverse e Revista Heringeriana (todos do JBB); e nas plataformas de trabalhos científicos SciELO, Google Acadêmico e Scopus. Os documentos e publicações encontrados foram os relatórios anuais produzidos pelo JBB, o Programa de Educação Ambiental do Jardim Botânico de Brasília, o Guia para Formação de Herbário Escolar e o artigo científico intitulado Aplicativo de gamificação e realidade aumentada para trilhas educativas: ferramenta pedagógica para conscientização ambiental (Caldas et al., 2018). Sendo estes escritos insuficientes para o alcance do objetivo principal, foram feitas proposições de roteiros e maneiras para abordar Botânica nas visitas orientadas a públicos escolares, partindo de recursos já disponíveis na instituição. Tendo em vista que o material produzido levou em consideração as tendências atuais na educação e na conservação vegetal segundo o levantamento bibliográfico, espera-se que ele possa favorecer a potencialização do trabalho realizado pela equipe de Educação Ambiental nos atendimentos às turmas dos Anos Finais do Ensino Fundamental e de Ensino Médio.porCC0 1.0 Universalhttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/Botânica - Estudo e ensinoEducação não-formalJardins botânicosCaminhada em trilhasEnsino e encantamento pela botânica no Jardim Botânico de Brasíliabachelor thesisCIENCIAS BIOLOGICAS