Prado, Rafaela Fernandes doRodrigues, Aline PalhanoOliveira, Camila Fernandes Beserra de2025-11-262025-11-26RODRIGUES, Aline Palhano; OLIVEIRA, Camila Fernandes Beserra de. O ensino de matemática nos anos iniciais do ensino fundamental: uma proposta didática. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Ciências e Matemática para o Ensino Fundamental) — Campus Gama, Instituto Federal de Brasília, Brasília, 2024.https://repositorio.ifb.edu.br/handle/1/2060Este trabalho desenvolveu uma proposta didática com o objetivo de ajudar os professores pedagogos em suas aulas de Matemática. Em termos teóricos, a pesquisa fundamentou-se em como os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental têm dificuldades com a Matemática e a relação que o professor pedagogo tem com esse fato, analisando autores que discutem como o currículo de Pedagogia está disposto atualmente, como Edda Curi, que tem um estudo a respeito dos cursos de pedagogia e a falta de conteúdos matemáticos em seu currículo, além da prática docente nesse âmbito. Além disso, estudiosos como Rejane Julio e Guilherme Silva também citam que algumas narrativas vividas pelos pedagogos durante sua infância podem ter influência sobre como eles se relacionam atualmente com a Matemática e sua prática docente. Somados a essa discussão, um questionário foi aplicado a fim de obter dados sobre os professores pedagogos, seu contato com a disciplina e sua prática docente. A análise das respostas dos pedagogos mostrou que o conteúdo que eles mais têm dificuldade de ministrar e o que os alunos mais têm dificuldade em aprender é o de Probabilidade e Estatística, e por isso a proposta didática realizou-se baseada nesse conteúdo, sendo ela um jogo que auxilie no processo de ensino-aprendizagem.Português (Brasil)Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/Matemática - Estudo e ensinoProfessores - FormaçãoJogos educativosEnsino fundamentalO ensino de matemática nos anos iniciais do ensino fundamental: uma proposta didáticabachelor thesisCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO