Nascimento Junior, Agrinaldo Jacinto doCosta, Ana Carolina de Lima2025-09-152025-11-042025-11-042025-09-152025-11-042025-11-04COSTA, Ana Carolina de Lima. RPG de mesa: um recurso didático para o ensino da ecologia do bioma Cerrado. 2020. TCC (Graduação) - Curso de Licenciatura em Biologia, Instituto Federal de Brasília (IFB) campus Planaltina, Planaltina, 2020.https://repositorio.ifb.edu.br/handle/1/1315O Role-Playing Game (RPG) é um jogo onde há pelo menos dois tipos de participantes, o mestre, que narra uma história e os aventureiros, que interpretam papeis. No âmbito da educação, o RPG pode ser visto como uma ferramenta didática classificada como metodologia ativa, uma vez que os alunos participam de forma dinâmica durante as sessões – maneira como os encontros são conhecidos. Os sistemas mais populares de RPG foram criados para entretenimento, por isso faz-se necessária a criação de sistemas próprios adaptados para a sala de aula. O objetivo deste trabalho é elaborar um RPG voltado para o ensino da ecologia e registrar o passo-a-passo de sua criação, além de mapear, através de questionários e entrevistas pontos positivos e negativos da inserção deste recurso no processo de ensino e aprendizagem. Após a criação do manual e de sua aplicação, pré-testes foram realizados com licenciandos e docentes para realizar os ajustes do sistema. Concluiu-se que é possível adaptar o RPG para o ensino de Biologia e que sua prática em sala de aula pode desenvolver autonomia e aprendizagem colaborativa, no ambiente lúdico e interdisciplinar.porCC0 1.0 Universalhttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/Jogos educativosCerradosEcologia - Estudo e ensinoAtividades criativas na sala de aulaEstratégias de aprendizagemAprendizagem ativaRPG de mesa: um recurso didático para o ensino da ecologia do bioma Cerradobachelor thesisCIENCIAS BIOLOGICAS