Licarião, Berttoni CláudioSouza, Samara de2025-11-242025-11-24SOUZA, Samara de. O uso de música no processo de ensino e aprendizagem da língua inglesa. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Inglês) - Campus Riacho Fundo, Instituto Federal de Brasília, Brasília, 2025.https://repositorio.ifb.edu.br/handle/1/2051Este trabalho foi realizado visando compreender o uso da música como facilitador para adquirir conhecimentos, estimulando os alunos na interação social e na memorização de conteúdos da Língua Inglesa. A música desempenha um papel central na apresentação deste trabalho, podemos ter uma abordagem mais dinâmica e envolvente que ajuda os alunos na memorização das informações e promove o desenvolvimento integral dos alunos. No ensino da Língua Inglesa, se destaca facilitando a aquisição de vocabulário e sua fluência, além de introduzir alguns elementos culturais essenciais para os alunos. Músicas populares ajudam na contextualização do idioma, aumentando seu engajamento junto com os alunos e ao mesmo tempo podem diminuir a ansiedade e aumentam a autoconfiança deles, criando um ambiente mais acolhedor. Os benefícios da música vão além da sala de aula, estimulando sua criatividade e desenvolvimento das habilidades emocionais e sociais. Assim, a música consegue ser um recurso além de complementar, consegue ser um elemento central para uma educação mais rica e transformadora.Português (Brasil)Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/Língua inglesa - MetodologiaMúsica na educaçãoEstratégias de aprendizagemO uso de música no processo de ensino e aprendizagem da língua inglesabachelor thesisLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA