Nascimento, Juliana Costa doBrom, Pedro CarvalhoBraga, Bruno Marx de Aquino2025-07-032025-11-042025-11-042025-07-032025-11-042025-11-042024-06-20NASCIMENTO, Juliana Costa do; BROM, Pedro Carvalho; BRAGA, Bruno Marx de Aquino. Uso da análise de cluster em avaliação diagnóstica para mapeamento de defasagem escolar. Perspectivas da Educação Matemática, v. 17, n. 46, p. 26, 2024. DOI: 10.46312/pem.v17i46.18155.2359-284210.46312/pem.v17i46.18155https://repositorio.ifb.edu.br/handle/1/2010Este estudo explora a utilização da análise de cluster em avaliações diagnósticas para identificar defasagens em conhecimentos matemáticos entre estudantes do ensino médio no Instituto Federal de Brasília. A metodologia envolve a aplicação de avaliação diagnóstica, a qual é posteriormente analisada, usando-setécnicas de agrupamento para identificar lacunas de conhecimentos entre os alunos. Este processo permite uma avaliação detalhada dos estudantes ao ingressarem no ensino médio. Os resultados indicam variações significativas nas competências matemáticas, o que sugere a necessidade de intervenções educacionais direcionadas. Por meio da análise de cluster, este estudo apresenta uma sugestão sobre o modo como as instituições educacionais podem efetivamente agrupar estudantes com necessidades similares e, assim, adaptar estratégias pedagógicas para melhorar os resultados educacionais.Português (Brasil)Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/Matemática - estudo e ensinoEducação - diagnósticoAnálise de clusterMatemática – ensino médioDistúrbios da aprendizagemMathematics - study and teachingEducation - diagnosisCluster analysisMathematics - high schoolLearning disabilitiesUso da análise de cluster em avaliação diagnóstica para mapeamento de defasagem escolarUse of cluster analysis in diagnostic evaluation for mapping school delayjournal articleCIENCIAS HUMANASCIENCIAS EXATAS E DA TERRA