Fernandes, Silvia Dias da CostaBrito, Laryza Viviane Sousa de2025-09-152025-11-042025-11-042025-09-152025-11-042025-11-04BRITO, Laryza Viviane Sousa de. Jogo como recurso didático para ensino de reprodução vegetal (flor). 2020. TCC (Graduação) - Curso de Licenciatura em Biologia, Instituto Federal de Brasília (IFB) campus Planaltina, Planaltina, 2020.https://repositorio.ifb.edu.br/handle/1/1202O jogo didático é uma atividade lúdica que concede aos estudantes aulas divertidas, interativas e prazerosas, podendo facilitar a forma de aprendizagem. Assim, o objetivo deste trabalho é confeccionar um jogo didático a respeito do conteúdo de reprodução vegetal (flor). Após a confecção do esboço do jogo, este foi apresentado a professores da educação básica através do formulário do Google. Foram avaliados o layout e o conteúdo abordado, utilizando a escala Likert de 1 a 5. O jogo Bingo Floral é composto de quarenta cartelas, vinte fichas e uma ficha master. Ganha o jogo o estudante que completar a cartela corretamente. Antes do jogo ser apresentado a estudantes do ensino médio, um questionário foi aplicado, para verificar o conhecimento prévio dos estudantes e, após o jogo, houve nova aplicação do mesmo questionário, também foi solicitada a opinião a respeito do jogo. O jogo foi aplicado a 22 estudantes do 2º ano do ensino médio, em uma Feira de Ciências, naquele contexto o jogo não surtiu efeito desejado, já que havia uma série de outras atividades propostas, o que poderia desviar a atenção do Bingo Floral. Os estudantes estavam apreensivos com o horário de saída do ônibus da escola, tanto que apenas 19 estudantes responderam o pós questionário, sendo que foi nítida a rapidez para entregar a atividade. Assim, optou se por não realizar análise estatística desses resultados. Mesmo assim, na opinião dos docentes, a proposta sugerida neste trabalho demonstra servir como um recurso facilitador.porCC0 1.0 Universalhttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/BotânicaJogos educativosAtividades criativas na sala de aulaEstratégias de aprendizagemAprendizagem ativaJogo como recurso didático para ensino de reprodução vegetal (flor)bachelor thesisCIENCIAS BIOLOGICAS