Purper, RaquelGusmão, Luiza Maria2025-09-262025-11-042025-11-042025-09-262025-11-042025-11-04https://repositorio.ifb.edu.br/handle/1/1378Este trabalho de conclusão de curso tem como objetivo investigar a importância das práticas lúdicas no processo de criação em dança com crianças, no contexto das aulas de dança contemporânea infantil oferecidas no projeto Mais Arte, em São Sebastião-DF. A pesquisa destaca o papel das brincadeiras como fundamentais para o desenvolvimento da dança como uma forma de expressão corporal e criativa. A partir da observação de dinâmicas e repertórios surgidos nas aulas, constatou-se que as brincadeiras proporcionam um espaço de exploração do corpo, do movimento e da criatividade, permitindo que as crianças se apropriem de seu corpo e do espaço de forma orgânica, sem a pressão de seguir coreografias rígidas e pré-estabelecidas. Além disso, o estudo destaca a importância do envolvimento das crianças no processo de criação, permitindo que elas sejam protagonistas na construção da composição e participantes ativas na escolha de elementos como o tema e o figurino. A pesquisa utilizou uma abordagem metodológica qualitativa, baseada na observação participante e na análise das dinâmicas de aula, com ênfase na análise do desenvolvimento das crianças ao longo do processo criativo. Ao final, os resultados apontam para a possibilidade do uso das brincadeiras como um método para estimular a improvisação, a interação e o prazer no movimento - aspectos essenciais para a composição e para o desenvolvimento de repertório corporal. A pesquisa também propõe reflexões sobre como o uso de práticas lúdicas pode transformar o ensino da dança, promovendo uma educação mais envolvente, reflexiva e transformadora.porAttribution-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/Dança contemporâneaDança infantilDança - EnsinoBrincadeiras infantisBrincadeiras como possibilidade para a criação em dança com criançasbachelor thesisCIENCIAS HUMANAS