Souza, Adriana Barbosa deFerreira, Rodrigo da Silva2025-09-242025-11-042025-11-042025-09-242025-11-042025-11-04FERREIRA, Rodrigo da Silva. A matemática e a deficiência visual: uma bibliometria do ensino matemático. 2022. 57 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) - Instituto Federal de Brasília, campus Estrutural. Brasília, 2022.https://repositorio.ifb.edu.br/handle/1/1497A presente monografia tem o objetivo de investigar desafios e possibilidades metodológicas do ensino e aprendizagem de matemática para o aluno cego a partir dos resultados dos trabalhos acadêmicos acerca do tema. Para isto foi realizada uma revisão de literatura qualitativa, sobre a estrutura da educação especial e como se dá a educação para os discente com deficiência visual e a revisão foi integrada a um método quantitativo chamado bibliometria, que teve o objetivo de evidenciar como estão as publicações acerca do tema proposto, quem são os principais autores e núcleos de pesquisa e as palavras chaves presentes. Utilizando a bibliometria foram realizadas quatro pesquisas com variações nos bancos de dados da SciELO e o Portal de Periódicos da Capes e palavras chaves, educação especial, deficiência visual, ensino de matemática.porAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/Matemática - Estudo e ensinoEducação especialPessoas com deficiência visual - EducaçãoBibliometriaCegos - EducaçãoA matemática e a deficiência visual: uma bibliometria do ensino matemáticobachelor thesisCIENCIAS EXATAS E DA TERRACIENCIAS HUMANAS