Santos, Sylvana Karla da Silva de LemosSantos, Vitória Letícia Ferreira dos2025-12-062025-12-06SANTOS, Vitória Letícia Ferreira. Sequência mágica: aprendizagem em blocos para autistas. 2025. Orientadora: Sylvana Karla da Silva de Lemos Santos. Trabalho de Conclusão de Curso (Tecnologia em Sistemas para Internet) — campus Brasília, Instituto Federal de Brasília, Brasília, 2025.https://repositorio.ifb.edu.br/handle/1/2078O autismo, ou Transtorno do Espectro Autista (TEA), é um transtorno do desenvolvimento neurológico que prejudica a capacidade de expressar muitas emoções, pensamentos e sentimentos. Pessoas autistas geralmente têm dificuldade em interpretar sequências e padrões, entre outras coisas. Na Linha de Cuidado, direcionada a transtornos do espectro autista e suas famílias, afirma-se que as práticas e rotinas utilizadas para ajudar a organizar a vida diária de pessoas com TEA devem ser identificadas, respeitadas e sempre inseridas no plano de tratamento. Esta pesquisa visa desenvolver uma plataforma interativa "Sequência Mágica: Aprendizagem em Blocos para Autistas" para crianças com transtorno do espectro autista de 2 a 4 anos, para apoiá-las na aprendizagem de sequências e rotinas diárias a partir de recursos visuais e interativos para transmitir habilidades cognitivas-chave de maneira empolgante e divertida. Esta pesquisa, que é qualitativa, é realizada por meio de uma revisão literária e por uma observação da realidade do contexto educacional específico da rotina de alunos de 2 a 4 anos da Educação Infantil. O desenvolvimento da plataforma "Sequência Mágica" busca gerar uma melhor compreensão de padrões e sequências, promovendo benefícios para o desenvolvimento cognitivo e social de crianças com TEA, enquanto incentiva a expansão de suas habilidades organizacionais e de planejamento. Com base em uma análise qualitativa dos dados, bem como na observação do contexto educacional, constatou-se que a plataforma Sequência Mágica atendeu aos objetivos propostos, oferecendo uma ferramenta acessível, visual e lúdica para organização de rotinas por crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Os testes finais realizados confirmaram a funcionalidade do sistema e sua adequação ao público-alvo.Português (Brasil)Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/AutismoEstratégias de aprendizagemTecnologia educacionalJogos educativosSequência mágica: aprendizagem em blocos para autistasbachelor thesisCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO