Oliveira, Áurea SousaSampaio, Mateus Alves2025-09-222025-11-042025-11-042025-09-222025-11-042025-11-04SAMPAIO, Mateus Alves. Alguns sentidos subjetivos de uma professora de biologia discalcúlica. 2021. 47 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) - Instituto Federal de Brasília, campus Estrutural. Brasília, 2021.https://repositorio.ifb.edu.br/handle/1/1494Nesta monografia, promovendo um diálogo entre a Educação Matemática e a Psicologia da Educação e adotando-se a Epistemologia Qualitativa como base teórica fundamental, apresenta-se uma reflexão sobre alguns sentidos subjetivos gerados por uma professora brasiliense, que se reconheceu como discalcúlica durante sua graduação em biologia. Entendendo-se que cada sujeito produz sentidos subjetivos peculiares à sua subjetividade, analisam-se, de forma particular, alguns sentidos subjetivos da participante, relativos ao seu processo de escolarização. Assim sendo, coloca-se em destaque suas configurações subjetivas referentes à representação social do laudo psicopedagógico no universo escolar, assim como analisam-se suas reflexões sobre as estratégias de aprendizagem vivenciadas por ela, desde o Ensino Fundamental até o Ensino superior. A presente investigação, de caráter construtivo-interpretativo, sustenta-se no pressuposto de que os sentidos subjetivos se configuram como uma produção humana que se constitui individualmente e socialmente, possibilitando, neste caso, uma compreensão complexa dos processos de escolarização de pessoas com transtornos de aprendizagem, em franca oposição ao discurso tradicional que tende a excluir a subjetividade do discurso acadêmico.porAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/Transtornos de aprendizagemDiscalculiaProcesso de escolarizaçãoEstratégias de aprendizagemSubjetividadeAlguns sentidos subjetivos de uma professora de biologia discalcúlicabachelor thesisCIENCIAS HUMANAS