Spiess, Marcos Alfonso RucinskiSantos, Nathália de Melo2025-09-082025-09-08SANTOS, Nathália de Melo. SPIESS, Marcos Alfonso Rucinski. Gamificação no ensino superior tecnológico: uma experiência no IFB. 2023. Artigo (Especialização em Docência para a Educação Profissional e Tecnológica) — Instituto Federal de Brasília, Brasília, 2023.https://repositorio.ifb.edu.br/handle/1/727Este artigo tem como objetivo apresentar um projeto de intervenção baseado no desenvolvimento da gamificação como metodologia ativa de ensino para estudantes do ensino superior. A atividade foi desenvolvida junto a estudantes da disciplina Gestão da Informação no Setor Público, oferecida no segundo semestre do curso de Tecnologia em Gestão Pública, oferecido no Instituto Federal de Brasília – Campus Brasília. Trata-se de uma atividade avaliativa, baseada na construção, de um jogo no modelo ‘Quem sou eu?’ pelos alunos, utilizando como base os conteúdos relacionados à primeira parte da disciplina, que trata sobre conceitos iniciais e sistemas de informação. Durante o desenvolvimento da atividade, notou-se que os estudantes se mostraram mais envolvidos com o conteúdo e animados com o jogo. Após o dia de jogar, os participantes deram feedback sobre a atividade apontando o prazer e a diversão no aprender como itens positivos. Houve sugestão de melhorias na dinâmica e nas regras para a criação do jogo referentes às dicas para adivinhar os termos, à construção das cartas e ao tempo disponível para desenvolvimento e o jogar.Português (Brasil)Attribution-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/GamificaçãoMetodologia ativaEnsino superiorGamificação no ensino superior tecnológico: uma experiência no IFBbachelor thesisCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO