Fonseca, Mônica PadilhaSilva, Larissa Rodrigues da2025-08-272025-09-042025-11-042025-11-042025-08-272025-09-042025-11-042025-11-04SILVA, LARISSA RODRIGUES DA. A importância do lúdico como prática pedagógica na educação infantil. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Campus São Sebastião, Instituto Federal de Brasília, Brasília, 2024.https://repositorio.ifb.edu.br/handle/1/1528Neste presente artigo, será abordado como o lúdico contribui na prática pedagógica na educação infantil. Vamos contextualizar a construção do conhecimento do estudante por meio dos instrumentos lúdicos que orientam o desenvolvimento de habilidades fundamentais no processo de aprendizagem. periódicos e autores que discutem o tema abordado para compreender os diferentes conceitos e questões relacionadas a este tema. Assim, exploramos o conceito de ludicidade e brincadeira presentes em documentos oficiais como Base Nacional Comum Curricular-BNCC na Educação Infantil e como a Ludicidade é explorada como prática pedagógica na aprendizagem. Essas ideias nos levam a compreender que o lúdico tem objetivo pedagógico para enriquecer a prática docente, tornando o estudante mais engajado. Na visão da Educação Infantil, destaca-se que o engajamento da criança é maior no processo de aprendizagem quando se dá por meio de jogos lúdicos e brincadeiras. Portanto, tais atividades desempenham um papel essencial no desenvolvimento das crianças, proporcionando experiências significativas em sala de aula, favorecendo a construção do conhecimento e vivências dos estudantes.porAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/Educação infantil - Estudo e ensinoLúdicoEnsino - MetodologiaJogos educativosDesenvolvimento infantilA importância do lúdico como prática pedagógica na educação infantilbachelor thesisCIENCIAS HUMANAS