Pinto, Rosana de Andrade AraújoSousa, Benedita Cardoso deRamos, Lília Gonçalves Lima2025-06-122025-06-12SOUSA, Benedita Cardoso de; RAMOS, Lília Gonçalves Lima. Jogo didático "Direto Inverso": uma ferramenta para o ensino de ciências e matemática. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Ciências e Matemática para o Ensino Fundamental) — Campus Gama, Instituto Federal de Brasília, Brasília, 2023.https://repositorio.ifb.edu.br/handle/1/370Diante da realidade da educação do nosso país, é perceptível a necessidade de buscar novas metodologias, ferramentas didáticas e formação continuada do docente, como forma de tornar o processo educacional eficiente e condizente com os objetivos esperados para os dias atuais. Diante disso, este trabalho tem como objetivo desenvolver e aplicar um jogo didático envolvendo grandezas e suas relações de proporcionalidade para os anos finais do Ensino Fundamental como um recurso didático facilitador para o processo de ensino-aprendizagem de matemática e ciência. O jogo "Direto Inverso" é um jogo de tabuleiro com a temática caça ao tesouro onde seus jogadores conquistam moedas ao solucionar problemas envolvendo grandezas inversa e diretamente proporcionais, com o objetivo final de conquistar o baú de tesouros do conhecimento. O jogo foi validado em três momentos, em duas escolas públicas do Distrito Federal e em um evento de práticas e vivências educacionais, e com públicos diferentes: estudantes do ensino fundamental, do ensino médio e educadores. Após a aplicação, foi disponibilizado um QR code que direcionava o jogador para um questionário avaliativo contendo perguntas objetivas e subjetivas. Com base nas respostas, observou-se que o jogo teve uma excelente aceitabilidade em vários aspectos. Em relação ao design do jogo, 85,4% dos jogadores os consideraram atraente; no tocante ao conteúdo abordado, mais de 90% dos participantes tiveram uma percepção de aprendizagem do conteúdo enquanto jogavam, esses e outros resultados atestam que o jogo é uma ferramenta eficaz para o processo de ensino e aprendizagem. Ao finalizar as partidas, os comentários, no geral, foram positivos, havendo interesse em mais de 89% dos participantes em jogar novamente em uma outra oportunidade. Assim, pode-se concluir que o jogo "Direto Inverso" contribuiu para o aprendizado dos estudantes de maneira considerável, despertou interesse pelo conteúdo sem haver repulsão pela matemática, além disso, o jogo foi considerado atrativo, permitindo que os estudantes construíssem o conhecimento entre as ciências de forma divertida.Português (Brasil)Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/Jogos educativosMatemática - Estudo e ensinoCiências - Estudo e ensinoMaterial didáticoProporcionalidade (Matemática)Jogo didático "Direto Inverso": uma ferramenta para o ensino de ciências e matemáticabachelor thesisCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO