Medeiros, Jennifer de CarvalhoSantana, Amanda Silva2025-09-292025-11-042025-11-042025-09-292025-11-042025-11-04SANTANA, Amanda Silva. Formação inicial dos professores para o letramento digital: uma análise do curso de pedagogia do Instituto Federal de Brasília. 2025. 18 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Campus São Sebastião, Instituto Federal de Brasília, Brasília, 2023.https://repositorio.ifb.edu.br/handle/1/1524O letramento digital é um tema que está aos poucos ganhando visibilidade, e com isso, mais debates sobre a importância de inserir as novas tecnologias nos ambientes educacionais estão surgindo. Este artigo traz uma reflexão sobre o estudo do letramento digital no curso de Pedagogia do IFB, a fim de entender o que é o letramento digital, como é trabalhada a temática e quais as possibilidades oferecidas para compreender e discutir sua relevância. A pesquisa se baseia em uma revisão bibliográfica sobre o tema, uma análise do Plano de Curso de Pedagogia e nas respostas dos docentes e discentes sobre o desenvolvimento da temática ao longo do curso. A metodologia utilizada foi a Análise de Conteúdo de Bardin e como resultado da pesquisa foi observado uma compreensão distinta sobre a definição de letramento digital entre docentes e discentes, por consequência, a afirmação de oportunidades para o desenvolvimento também. De forma geral, há um entendimento da importância do tema ao longo do curso e que o trabalho pode ser transversal, dentro e fora de sala, sem a necessidade de uma disciplina específica para o letramento digital.porAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/Professores - FormaçãoLetramento digitalTecnologia educacionalEducação - Estudo e ensinoFormação inicial dos professores para o letramento digital: uma análise do curso de pedagogia do Instituto Federal de Brasíliabachelor thesisCIENCIAS HUMANAS