Rosa, Daniele dos SantosLima, Edilma Dias de2025-10-212025-10-21LIMA, Edilma Dias de. O direito à profissionalização do adolescente e os desafios no acesso às informações: um olhar sensível na Região Administrativa do Sol Nascente Pôr do Sol. 2023. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica) — Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília, Brasília, 2023.https://repositorio.ifb.edu.br/handle/1/1074Esta pesquisa teve por objetivo identificar os principais atores no desenvolvimento de ações para a garantia do direito constitucional à profissionalização por parte do adolescente e compreender como os espaços de promoção, com foco nesse público, podem contribuir no desenvolvimento de jovens autônomos e protagonistas. Nesse sentido, observou-se, primeiramente, a partir da família, espaço inicial das relações sociais; na escola, o desenvolvimento do seu papel social, e nos espaços não formais de promoção do adolescente, a necessidade de se buscar alternativas práticas que relacionem os aspectos culturais e científicos ao mundo do trabalho. A metodologia utilizada perpassou pela pesquisa bibliográfica considerando as contribuições de Paulo Freire, Marise Ramos e Dermeval Saviani que tratam do papel transformador da educação e a sua relevância na construção do projeto de vida, pela aplicação de questionário, onde pode-se identificar os principais atores na propagação de informação sobre o acesso à qualificação e iniciação profissional do adolescente e, na análise dos resultados, dispondo das contribuições de Everardo Lopes, destacando a importância do trabalho em rede, e Geraldo Caliman, que trata do potencial preventivo da participação dos jovens em comunidades educativas. Ainda debruçouse na pesquisa documental que apresentou a legislação que versa sobre o direito à profissionalização e as formas de acesso por meio dos programas de governo e das modalidades de ensino profissional, desdobrando-se no produto educacional Workshop – formação de formadores. Este produto, como resposta aos desafios identificados, teve como principal proposta a difusão das OSC’s (Organização da Sociedade Civil) que ofertam qualificação e/ou iniciação profissional aos estudantes da região administrativa do Sol Nascente Pôr do Sol, apresentando as possibilidades de acesso à formação profissional do adolescente, evidenciando a relevância dos espaços que podem contribuir diretamente na construção do futuro profissional. Os resultados alcançados apresentam alternativas possíveis dentro da comunidade e trazem uma nova expectativa de atuação frente ao público adolescente.porAttribution-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/AdolescenteEducação profissionalEducação para o trabalhoProtagonismo juvenilO direito à profissionalização do adolescente e os desafios no acesso às informações: um olhar sensível na Região Administrativa do Sol Nascente Pôr do Solmaster thesisCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO