Santana, Renata HenriqueBrito, Fabiana Moraes2025-06-022025-11-042025-11-042025-06-022025-11-042025-11-04BRITO, Fabiana. Mudando a percepção dos alunos sobre as bactérias por meio de aulas práticas. 2019. 31 f. TCC (Graduação) - Curso de Licenciatura em Biologia, Instituto Federal de Brasília Campus Planaltina, Planaltina, 2019.https://repositorio.ifb.edu.br/handle/1/1292Atualmente, observa-se uma grande procura de melhorias nos processos educacionais, já que a tradicional forma de ensinar tem sido criticada. Estão à procura de uma educação mais crítica e significativa no ensino, principalmente no ensino de ciências. O presente trabalho busca mostrar a importância da aula prática no auxílio ao processo de aprendizagem do aluno de ciências sobre as bactérias no ensino fundamental. Atividades no laboratório, observação e manipulação de materiais são essenciais para esse processo de aprendizagem. A pesquisa foi realizada no Centro Educacional Stella dos Cherubins Guimarães Tróis em Planaltina (DF) com as turmas de 8º ano, totalizando 146 alunos. Foi feito um levantamento de dados com o uso de questionários prévios e posteriores à aula prática sobre as bactérias. A aula prática foi realizada com uso de slides, bactérias cultivadas em placas de Petri e degustação de alimentos, como kefir e lactobacilos vivos. Os questionários prévios demonstraram pouco conhecimento dos alunos em relação as bactérias, indicado pelo baixo índice de acertos. O mesmo questionário aplicado posteriormente à aula prática apresentou um alto índice de acertos. Os resultados mostram que é possível mudar concepções sobre as bactérias por meio do conhecimento, tornando a visão do aluno mais crítica e ampliada. Ressaltando, ainda, que as aulas práticas fazem diferença na mudança de conceitos, na construção do conhecimento dos alunos envolvidos trazendo uma conexão positiva de conhecimento e prática.porCC0 1.0 Universalhttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/Biologia - Estudo e ensinoBactériasPrática de ensinoMudando a percepção dos alunos sobre as bactérias por meio de aulas práticasbachelor thesisCIENCIAS BIOLOGICAS