Ferreira, Marcos Ramon GomesBorges, Igor de Oliveira Melo2025-08-062025-08-06BORGES, Igor de Oliveira Melo. Egressos dos cursos técnicos integrados ao Ensino Médio do IFMT Campus Paracatu: trajetórias e contribuições. 2021. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica) — Instituto Federal de Brasília, Brasília, 2021.https://repositorio.ifb.edu.br/handle/1/482Os egressos de uma instituição de ensino são importantes fontes de informação pois vivenciaram no mercado de trabalho e cotidiano os conhecimentos aplicáveis oferecidos pela instituição formadora. Com o relato que estes trazem é possível melhorar o que será ensinado aos futuros alunos que passarão por formação equivalente. Essa pesquisa se insere na linha Organização e Memórias de Espaços Pedagógicos na Educação Profissional e Tecnológica (EPT) do curso de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica. Foram investigados os egressos de todos os Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio do IFTM - Campus Paracatu, que em 2020 completou 10 anos de sua fundação. Essa pesquisa possui abordagem qualitativa e quantitativa. Se faz qualitativa quando trata dos aspectos subjetivos em forma de questões discursivas quanto ao podcast e busca soluções através da análise dessas respostas dos egressos. A abordagem quantitativa ao trazer dados quantitativos sobre os egressos e fazer uma análise e atribuição de sentido através de gráficos, tabelas e fórmulas. A pesquisa teve fundamentação bibliográfica, documental, descritiva, de levantamento e de estudo de caso. O objetivo é reunir as trajetórias e contribuições que estes egressos trazem e demonstrar aos atuais alunos como essas experiências podem ser aproveitadas por eles. A parte empírica dessa pesquisa foi realizada em quatro etapas. A primeira foi o levantamento bibliográfico e documental sobre a temática dos egressos. A segunda foi a elaboração e aplicação de um questionário com os egressos. No terceiro momento foi produzido um produto educacional no formato de podcast com a participação de egressos das turmas anterior relatando suas histórias de vida e experiências no mundo do trabalho. A última etapa foi a aplicação e avaliação do produto com os alunos dos Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio do Campus Paracatu no ano de 2021 através da coleta dos episódios realizados na etapa anterior e o registro das impressões em um questionário. Ao final da pesquisa foi possível evidenciar que a qualidade do ensino ofertado no IFTM Campus Paracatu foi efetiva na inserção de egressos no mundo do trabalho, bem como em conhecimentos suficientes para o desempenho das atividades profissionais. No podcast criado como produto educacional ficou evidente a forte participação de EPT tanto na carreira profissional como na formação pessoal dos egressos, sendo citados de maneira principal a educação, a política e a formação integral do estudante em todos os episódios. A aplicação do produto educacional para os alunos dos Cursos Técnico Integrado ao Ensino Médio do IFTM Campus Paracatu do ano de 2021 possibilitou aos participantes visualizar novas possibilidades de continuidade da formação ou inserção no mundo do trabalho, ouvindo através da história de vida dos egressos a aplicabilidade dos conhecimentos obtidos.porAttribution-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/Educação profissionalEgressosFormação profissionalEgressos dos cursos técnicos integrados ao Ensino Médio do IFMT Campus Paracatu: trajetórias e contribuiçõesmaster thesisCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO