Dias, Deise BarretoAraújo, Robert Borges de2025-09-182025-11-042025-11-042025-09-182025-11-042025-11-04ARAÚJO, Robert Borges de. Metodologias ativas no ensino de genética com enfoque no sistema ABO para discentes do 3o ano do ensino médio em Planaltina-DF. 2019. TCC (Graduação) - Curso de Licenciatura em Biologia, Instituto Federal de Brasília (IFB) campus Planaltina, Planaltina, 2019.https://repositorio.ifb.edu.br/handle/1/1333Este trabalho possui autorização de publicação apenas do resumo. Metodologias ativas são formadas por estratégias didáticas que visam tornar a aprendizagem centrada no discente, de modo que ele possa ter participação ativa. Acredita-se que as Metodologias ativas para o ensino de genética podem colaborar para a construção do conhecimento e para a formação de um cidadão reflexivo e crítico. Esse trabalho tem como objetivo principal investigar as potencialidades do uso de Metodologias ativas no ensino de genética, com enfoque no sistema ABO. A intervenção se deu pela aplicação de três estratégias de Metodologias ativas sendo elas a estação rotatória, o júri simulado e o jogo didático no Centro de Ensino Médio 01 de Planaltina-DF, para estudantes do 3° ano do ensino médio. O instrumento de levantamento de dados deste trabalho foi realizado por meio de questionários com docentes a fim de investigar quais os conteúdos de genética eles acreditam que os discentes têm maior dificuldade e quais os principais desafios para o ensino de genética e discentes com o objetivo de refletir sobre a opinião dos estudantes em relação a intervenção feita em sala de aula. Com a análise dos resultados, pode-se perceber que a aplicação de Metodologias ativas facilita o aprendizado por estimular a interação e trabalhar de forma lúdica. Acreditamos, portanto, que o uso de Metodologias ativas potencializou o processo de ensino e de aprendizagem.porCC0 1.0 Universalhttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/Aprendizagem ativaGenética - Estudo e ensinoEstratégias de aprendizagemResumoMetodologias ativas no ensino de genética com enfoque no sistema ABO para discentes do 3o ano do ensino médio em Planaltina-DFbachelor thesisCIENCIAS BIOLOGICAS