Barbalho, Daniela dos Santos TrovãoMeneses, Maria Marli de2025-05-142025-11-042025-11-042025-05-142025-11-042025-11-04MENESES, Maria Marli de. Desafios e estratégias no ensino de química para indivíduos com transtorno de déficit de atenção e hiperatividade - TDAH. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) — Campus Gama, Instituto Federal de Brasília, Brasília, 2023.https://repositorio.ifb.edu.br/handle/1/1589O Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) representa uma condição neurobiológica que impacta crianças, adolescentes e adultos, manifestando-se por meio de desafios na concentração, impulsividade e hiperatividade. Esta pesquisa é uma revisão bibliográfica com o propósito central de identificar, na literatura acadêmica, os principais obstáculos e perspectivas associados ao ensino de Química para indivíduos portadores de TDAH nas escolas brasileiras. Os resultados da investigação destacam a importância da implementação consistente de estratégias lúdicas e diferenciadas, indicando a necessidade de pesquisas mais aprofundadas para compreender as concepções dos estudantes e aspectos cognitivos. Além disso, a pesquisa ressalta a importância da adaptação contínua de práticas pedagógicas para superar as dificuldades específicas enfrentadas por esses alunos, enfatizando a relevância da infraestrutura e da formação de professores capacitados como elementos fundamentais nesse processo.porAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/Distúrbio do déficit de atenção com hiperatividadeEducação inclusivaQuímica - Estudo e ensinoDesafios e estratégias no ensino de química para indivíduos com transtorno de déficit de atenção e hiperatividade - TDAHbachelor thesisCIENCIAS HUMANAS