Fonseca, Mônica PadilhaSouza, Kamila Batista2025-08-252025-09-042025-11-042025-11-042025-08-252025-09-042025-11-042025-11-04SOUZA, Kamila Batista. O brincar na educação infantil em uma escola com método natural. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Campus São Sebastião, Instituto Federal de Brasília, Brasília, 2023.https://repositorio.ifb.edu.br/handle/1/1535O presente trabalho tem o objetivo de investigar sobre o brincar na educação infantil, tendo a pedagogia natural como base. Sendo assim, trata-se de uma abordagem qualitativa com viés reflexivo sobre a importância da pedagogia natural para o desenvolvimento da criança. O campo de pesquisa foi uma escola particular de educação infantil com método natural no Distrito Federal, sendo utilizada como ferramenta de observação para análise e escrita da pesquisa. Para o referencial teórico, buscou-se entender a importância da brincadeira no desenvolvimento infantil e compreender como a pedagogia natural entende o brincar. A análise tratou de relacionar como as crianças brincam nos diferentes espaços na escola com os estudos dos autores sobre o brincar e o método natural, sendo Vygotsky (2008) com as contribuições sobre o brincar, Freinet (1977) com o método natural e Rizzo (1999) como referência para Educação Infantil.porAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/Educação infantilBrincadeira - Aspectos sociaisEnsino - MetodologiaDesenvolvimento infantilO brincar na educação infantil em uma escola com método naturalbachelor thesisCIENCIAS HUMANAS