Silvano, Débora LeiteSales, Giuliana Moita2025-09-182025-11-042025-11-042025-09-182025-11-042025-11-04SALES, Giuliana Moita. Metodologias ativas de ensino e aprendizagem de conteúdos de ecologia em um Centro Educacional de Planaltina-DF. 2019. TCC (Graduação) - Curso de Licenciatura em Biologia, Instituto Federal de Brasília (IFB) campus Planaltina, Planaltina, 2019.https://repositorio.ifb.edu.br/handle/1/1363Este trabalho possui autorização de publicação apenas do resumo. As metodologias ativas de ensino e aprendizagem (MA) proporcionam aos discentes estudarem em seu próprio ritmo, estilo e tempo, além de proporcionar que estes participem mais ativamente do processo de aprendizagem. A abordagem do ensino de ecologia pode ser mais atrativa com o uso destas metodologias, além de proporcionar a conscientização sobre a importância dos recursos naturais para a manutenção dos seres vivos. O estudo foi realizado no período letivo de 2018/2019, no Centro Educacional Stella dos Cherubins Guimarães Tróis, em Planaltina - DF. A realização deste trabalho aconteceu na oportunidade do Programa de Residência Pedagógica (PR) da CAPES, com o objetivo de testar o uso de MA de conteúdos de ecologia na disciplina de biologia no ensino médio. Foram escolhidos temas de ecologia, utilizou-se uma metodologia diferente: organização dos seres vivos (rotação por estação), cadeia, teia e desequilíbrio ecológico (seminário), relações ecológicas (sala de aula invertida), sucessão ecológica (aprendizagem baseada em investigação e em problemas), ciclo da água (estudo de caso), biomas (gamificação) e poluição (gamificação). Pode-se observar que mesmo a maioria dos professores tendo conhecimento das MA, o seu uso ainda é restrito, provavelmente por ser necessário um maior planejamento dos professores. Por parte dos discentes, houve uma resistência inicial, mas no decorrer das atividades eles começaram a se envolver. A inserção das MA pode favorecer o aprendizado dos discentes tornando-os cidadãos mais críticos e participativos na sociedade.porCC0 1.0 Universalhttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/Aprendizagem ativaEcologia - Estudo e ensinoPrática de ensinoResumoMetodologias ativas de ensino e aprendizagem de conteúdos de ecologia em um Centro Educacional de Planaltina-DFbachelor thesisCIENCIAS BIOLOGICAS