Fonseca, Mônica PadilhaCarvalho, Sara Lopes de2025-08-212025-09-042025-11-042025-11-042025-08-212025-09-042025-11-042025-11-04CARVALHO, Sara Lopes de. O pedagogo e a educação musical: integração da música no processo educativo nos anos iniciais do ensino fundamental. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Campus São Sebastião, Instituto Federal de Brasília, Brasília, 2025.https://repositorio.ifb.edu.br/handle/1/1546O presente trabalho busca refletir sobre a integração da educação musical nos processos educativos dos anos iniciais do Ensino Fundamental e sobre como o pedagogo pode contribuir para essa prática. A pesquisa-ação, com abordagem qualitativa e participativa, resultou na criação de um projeto musical na Ludoteca do IFB, que proporcionou experiências musicais às crianças e ofereceu propostas práticas aos professores. O estudo revelou que, embora a música seja constante na Educação Infantil, ela é pouco explorada no Ensino Fundamental, principalmente devido à transição entre as etapas. Foi identificado que, mesmo sem especialização em música, os professores podem promover experiências musicais significativas, demonstrando que a música é essencial para o desenvolvimento e aprendizado dos alunos. O estudo propõe que é possível integrar a música de forma mais efetiva e significativa nas práticas educativas.porAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/Educação musicalEnsino FundamentalProfessores - FormaçãoO pedagogo e a educação musical: integração da música no processo educativo nos anos iniciais do ensino fundamentalbachelor thesisCIENCIAS HUMANAS