Santos, Caroline SoaresCelestino, Kamila Stefane da Silva Cruz2025-09-302025-11-042025-11-042025-09-302025-11-042025-11-04CELESTINO, Kamila Stefane da Silva Cruz. Gênero e desempenho matemático: um estudo de caso no IFB Campus Estrutural. 2023. 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) - Instituto Federal de Brasília, campus Estrutural. Brasília, 2023.https://repositorio.ifb.edu.br/handle/1/1492Este artigo tem como objetivo apresentar alguns fatores socioculturais que influenciam no desempenho em matemática de meninas. Para isso realizamos um questionário e dois grupos focais com estudantes do 3ª ano do ensino médio do Instituto Federal de Educação de Brasília - Campus Estrutural. Na pesquisa, foram levantadas questões que ajudassem a identificar aspectos socioculturais e relacionar esses fatores ao relatório da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), Decifrar o código. Esse relatório apresenta dados de mais de 120 países e territórios dependentes, e aponta alguns desses fatores e os dividem em: fatores de âmbito individual, fatores de âmbito familiar e pares, fatores de âmbito escolar e fatores de âmbito social. Os resultados obtidos evidenciam que esses fatores influenciam diretamente no desempenho do grupo de meninas entrevistadas em matemática, principalmente os fatores de âmbito familiar e escolar aos quais as alunas mais mencionaram, os dois permeados por questões culturais de gênero.porAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/Desempenho em matemática - GêneroIgualdade de gêneroFatores socioeconômicosFators socioculturaisExperiência escolarGênero e desempenho matemático: um estudo de caso no IFB Campus Estruturalbachelor thesisCIENCIAS EXATAS E DA TERRACIENCIAS HUMANAS