Caixeta, Renato ReisSantos, Natália Camargo2025-09-262025-11-042025-11-042025-09-262025-11-042025-11-04SANTOS, Natália Camargo. Metodologias ativas de ensino e suas contribuições para a aprendizagem. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Profissional) — Campus Samambaia, Instituto Federal de Brasília, Brasília, 2023.https://repositorio.ifb.edu.br/handle/1/1410O artigo discute sobre a aprendizagem ativa como metodologia que integra ensino e pesquisa. Analisar a eficácia dos métodos tradicionais e pensar nos diversos perfis de alunos e suas necessidades de aprendizagem justifica a implementação de metodologias ativas, e entre elas são abordadas, como a Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) e a sala de aula invertida. A ABP é detalhada como um método que utiliza problemas reais, promovendo o desenvolvimento conceitual, procedimental e atitudinal dos alunos. A sala de aula invertida propõe o estudo prévio remoto, tornando a sala presencial espaço para atividades práticas. O objetivo foi analisar as metodologias ativas de ensino, suas características e as que são mais implementadas, além de abordar seu impacto no processo de ensino-aprendizagem, e para isso foram selecionados 53 artigos da plataforma Scielo. A conclusão ressalta a necessidade de superar desafios pedagógicos, incorporar práticas inovadoras e adaptar métodos às demandas educacionais, e a integraçãodos métodos tradicionais aos ativos como prática que potencializa a aprendizagemde diferentes perfis de alunos. O texto enfatiza que as metodologias ativas são cruciais para melhorar a qualidade e eficácia do ensino.porAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/Aprendizagem ativaEnsino - MetodologiaMetodologias ativas de ensino e suas contribuições para a aprendizagembachelor thesisCIENCIAS HUMANAS