Segato, Tiago Henrique FaccioSevero, Heberth Vinícius Amarante2025-12-062025-12-06SEVERO, Heberth Vinícius Amarante. Pimpolho Kids 2.0: plataforma de jogos para auxílio na alfabetização de crianças. Orientador: Tiago Henrique Faccio Segato. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Tecnologia em Sistemas para Internet) — campus Brasília, Instituto Federal de Brasília, Brasília, 2025.https://repositorio.ifb.edu.br/handle/1/2079O uso da tecnologia para apoiar a alfabetização infantil é um campo promissor, e o potencial dos jogos digitais em despertar o engajamento das crianças é significativo. Neste contexto, este trabalho focou no desenvolvimento e aplicação de jogos educativos para auxiliar crianças em fase de alfabetização. Utilizou-se a abordagem Design Thinking, que prioriza a solução de problemas baseada em evidências. O Jogo Complete Palavras e o Jogo dos 7 Erros foram testados com seis crianças de 6 e 7 anos de uma escola pública no Distrito Federal. Os resultados iniciais indicam que houve notável interesse das crianças pela proposta e que os jogos digitais, com foco educativo e como ferramenta lúdica, podem colaborar significativamente no processo de alfabetização infantil.Português (Brasil)Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/AlfabetizaçãoJogos educativosJogos didáticosTecnologia educacionalPimpolho Kids 2.0: plataforma de jogos para auxílio na alfabetização de criançasbachelor thesisCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO