Fiamoncini, Diane IvaniseGomes, Rick Kelven Sousa de Amorim2025-09-152025-11-042025-11-042025-09-152025-11-042025-11-04GOMES, Rick Kelven Sousa de Amorim. Jogando e classificando: uso de jogo didático como ferramenta de ensino na classificação dos seres vivos. 2020. TCC (Graduação) - Curso de Licenciatura em Biologia, Instituto Federal de Brasília (IFB) campus Planaltina, Planaltina, 2021.https://repositorio.ifb.edu.br/handle/1/1275O conteúdo sobre a Classificação dos Seres vivos, sendo responsável justamente pela “categorização de espécies”, torna-se restrito à memorização. Logo este projeto se dedicou a levar tal conteúdo a um jogo-didático para estudantes do ensino médio. Mais especificamente, criou-se um livro-jogo que foi devidamente testado e avaliado por 5 docentes nos seguintes quesitos: adequação, compreensão e contextualização do conteúdo, tempo de duração do jogo e estimulação do jogo. Os resultados indicaram que o jogo foi avaliado positivamente pelas professoras, sendo necessárias algumas adaptações quanto ao tempo de duração. O jogo foi considerado estimulante e pode auxiliar os professores no processo de ensino-aprendizagem.porCC0 1.0 Universalhttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/Jogos educativosAtividades criativas na sala de aulaPrática de ensinoBiologia - Estudo e ensinoCiências - Estudo e ensinoJogando e classificando: uso de jogo didático como ferramenta de ensino na classificação dos seres vivosbachelor thesisCIENCIAS BIOLOGICAS