Barbalho, Daniela dos Santos TrovãoSouza, Elienai Filipe de2025-05-122025-11-042025-11-042025-05-122025-11-042025-11-04SOUZA, Elienai Filipe de. Ações desenvolvidas aos alunos diagnosticados com TDAH em escolas públicas do Gama - DF. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) — Campus Gama, Instituto Federal de Brasília, Brasília, 2023.https://repositorio.ifb.edu.br/handle/1/1570O presente trabalho fez o levantamento de dados referentes aos alunos diagnosticados com Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade – TDAH, em algumas escolas de Ensino Médio da região do Gama-DF e no Instituto Federal de Brasília - Campus Gama, tendo como objetivo buscar, além da quantidade de alunos diagnosticados com TDAH, quais ações são desenvolvidas nestas escolas e, através das informações encontradas, pode-se fazer um comparativo entres as escolas, justamente por três delas pertencerem ao âmbito das escolas públicas do Distrito Federal e, o Instituto Federal de Brasília - Campus Gama, ser de cunho Federal. Para tal, foi realizada pesquisa de campo nestas escolas, sendo utilizado o método de entrevistas como ferramenta de pesquisa, que se deu de forma essencialmente qualitativa, nos aspectos das práticas observadas, porém uma parte foi quantitativa, que mostrou o número de alunos diagnosticados, e a partir disso, se obteve uma taxa percentual concernente a esses dados averiguados. Houve um aumento dos diagnósticos e de estudos sobre o tema, mais quando se trata de dados estatísticos, se mostram insuficientes, por isso, a realização deste trabalho se justifica, pois, serve de base de dados para novos estudos e ações. A fundamentação teórica se deu através de revisão das publicações de Russell A. Barkley e Kevin R. Murphy, pesquisadores norte-americanos, especialistas em transtorno do déficit de atenção com hiperatividade, além dos trabalhos relacionados ao TDAH de Paulo Mattos e da Luciana Vieira Caliman, entre outros, e das informações sobre o transtorno relatas no Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais - DSM-5, publicado, em 2013, pela American Psychiatric Association. Os resultados obtidos com esse trabalho mostraram que as ações realizadas pelas instituições, aos alunos diagnosticados com TDAH, são de certa forma padronizadas entres as escolas do GDF e também pelo IFB- Campus Gama, porém neste, há um diferencial, que é o acompanhamento especializado feito pelo Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas – NAPNE, entre outras particularidades. Por fim, o percentual de diagnosticados com TDAH, de modo geral, estão dentro do esperado, quando comparados com os dados brasileiros e mundial.porDistúrbio do déficit de atenção com hiperatividadeEducação inclusivaEnsino médio - Estudo e ensinoEducação profissional - PlanejamentoAções desenvolvidas aos alunos diagnosticados com TDAH em escolas públicas do Gama - DFbachelor thesisCIENCIAS HUMANAS