Caixeta, Renato ReisMendes, Daphne Sarah Gomes Jacob2025-08-142025-11-042025-11-042025-08-142025-11-042025-11-04MENDES, Daphne de Oliveira. A importância da afetividade na educação infantil: contribuições da abordagem Pikler. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Profissional) – Campus Samambaia, Instituto Federal de Brasília, Brasília, 2023.https://repositorio.ifb.edu.br/handle/1/1426A sociedade é constituída por meio de instituições que estabelecem as regras, as leis, os valores sociais e morais, e ditam como os sujeitos devem se portar socialmente. Para tanto, a educação serve como mecanismo dessa construção simbólica e pode gerar a reprodução ou a transformação do sistema social a medida como é utilizada. À vista disso, a presente pesquisa objetivou correlacionar as concepções de educadores consagrados com a experiência prática e didático-pedagógica vivenciada no Instituto Federal de Goiás câmpus Águas Lindas. Trata-se uma análise bibliográfica fundamentada no livro 'Ensinando a Transgredir: A Educação como Prática da Liberdade', especialmente no capítulo 4, de autoria de bell hooks. e do relato da experiência pedagógica vivenciada pela própria autora dessa pesquisa. A abordagem centra-se na interseção entre as ideias apresentadas no livro e na prática educacional da pesquisadora, proporcionando uma perspectiva única e enriquecedora. Os resultados revelam a interação precisa e necessária da dialética entre teoria e prática com foco na pedagogia crítica e transformadora. Ao mesmo tempo em que demonstra os desafios, inquietações, desassossegos, satisfação, alegria e afago em realizar o que se acredita. Este estudo visa aprofundar a compreensão da educação como um ato de liberdade, destacando a aplicação prática das teorias apresentadas por hooks na experiência pessoal da autora. E, notabiliza-se, também, a necessidade de valorização de todos os autores envolvidos no processo educativo e prática de uma educação com foco na transformação.porAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/Prática pedagógicaEducação - Finalidades e objetivosInstitutos Federais de Educação Ciência e TecnologiaTeoria e prática na educação: uma abordagem didático-pedagógica transformadorabachelor thesisCIENCIAS HUMANAS