Delgado, Marina NevesPereira, Juliane de Souza2025-09-152025-11-042025-11-042025-09-152025-11-042025-11-04PEREIRA, Juliane de Souza. Trilha da despoluição: uma proposta para melhorar a aprendizagem sobre poluição ambiental. 2020. TCC (Graduação) - Curso de Licenciatura em Biologia, Instituto Federal de Brasília (IFB) campus Planaltina, Planaltina, 2020.https://repositorio.ifb.edu.br/handle/1/1204Os jogos didáticos são importantes recursos de ensino que aprimoram as capacidades cognitivas e intelectuais dos alunos, contribuem para sua socialização, ensinam seus participantes a seguirem regras e contribuem com o desenvolvimento do raciocínio, autonomia e criatividade dos jogadores. Ademais, os jogos didáticos são ferramentas com vasta possibilidades de utilização no ensino. A poluição ambiental deve ser ensinada de maneira interessante devido aos problemas que pode causar à sociedade como propagação de doenças, morte de pessoas, extinções de espécies, etc. Portanto, a presente pesquisa teve como objetivo a produção e utilização de um jogo didático, intitulado Trilha da Despoluição, como ferramenta de apoio ao ensino de poluição ambiental a ser usado em sala de aula. O jogo didático foi aplicado em uma turma de Licenciatura em Biologia do Instituto Federal de Brasília – campus Planaltina e em duas turmas de terceiro ano do Ensino Médio de uma escola pública do Distrito Federal. Para verificação da eficiência do jogo foi aplicado um questionário pré jogo e um questionário pós jogo. Os resultados obtidos comprovaram que o jogo didático Trilha da Despoluição foi uma eficiente ferramenta de apoio ao ensino, pois aumentou a aprendizagem e interesse dos alunos sobre o tema poluição ambiental tanto nas salas de aula da graduação quanto do Ensino Médio.porCC0 1.0 Universalhttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/PoluiçãoJogos educativosAtividades criativas na sala de aulaEstratégias de aprendizagemAprendizagem ativaTrilha da despoluição: uma proposta para melhorar a aprendizagem sobre poluição ambientalbachelor thesisCIENCIAS BIOLOGICAS