Ferreira, Beatriz RibeiroAlmeida, Ana Lucia Morais de2025-10-212025-11-042025-11-042025-10-212025-11-042025-11-04ALMEIDA, Ana Lucia Morais de. Adaptações no ensino-aprendizagem de língua inglesa em um contexto de educação inclusiva: deficiência intelectual. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Inglês) - Campus Riacho Fundo, Instituto Federal de Brasília, Brasília, 2023.https://repositorio.ifb.edu.br/handle/1/1465O presente trabalho teve como objetivo analisar as adaptações no ensino-aprendizagem da língua inglesa para estudantes com necessidades educacionais especiais (NEE), incluindo a deficiência intelectual (DI). Dessa forma, o referencial teórico foi embasado na contribuição dos autores MANTOAN (2015); PACHECO (2007); STAINBACK; STAINBACK (1999); e CHAVES e MARZARI (2017). Foram apresentados alguns dispositivos legais das políticas de educação especial para assegurar o direito dos sujeitos público-alvo da educação especial e, por fim, foi explicado o conceito de deficiência intelectual com base no Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais - DSM 5 (2014) e na Associação Americana de Retardo Mental – AAMR. Trata-se de um estudo investigativo de caráter qualitativo-interpretativista (Prodanov e Freitas (2013); Moita Lopes, 1994), como um estudo de caso baseado em Prodanov e Freitas (2013). Como instrumentos de pesquisa foi realizada uma análise documental segundo Sá Silva, Almeida e Guindani (2009) e entrevistas semiestruturadas, a partir de Prodanov e Freitas (2013) e Minayo (2007). As entrevistas tiveram como objetivo identificar os principais desafios encontrados pelos professores no ensino da língua inglesa para estudantes com NEE. Em seguida, interpretamos os dados segundo Gil (2002). Os resultados obtidos demonstraram que embora a inclusão escolar dos estudantes com DI esteja garantida do ponto de vista legal, as dificuldades de implementação das propostas da educação inclusiva, possivelmente decorrentes da ausência de formação continuada, comprometem a efetiva adequação curricular e, consequentemente, a inclusão dos estudantes com deficiência, o que também ocorre na escola pesquisada.porAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/Educação inclusiva - LínguasLíngua inglesa - Estudo e ensinoEducação especial - LínguasAdaptações no ensino-aprendizagem de língua inglesa em um contexto de educação inclusiva: deficiência intelectualbachelor thesisLINGUISTICA, LETRAS E ARTES