França, Fernanda AraújoRamos, Sinara Kiria Sousa2025-05-142025-11-042025-11-042025-05-142025-11-042025-11-04RAMOS, Sinara Kiria Sousa. Bases teóricas para a abordagem da ciência forense no ensino de química. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) — Campus Gama, Instituto Federal de Brasília, Brasília, 2023.https://repositorio.ifb.edu.br/handle/1/1575A matéria de Química é comumente marcada pela priorização da memorização de conceitos e pela avaliação de informações que para os estudantes, podem parecer ter aplicabilidade limitada em suas vidas cotidianas. Essa abordagem frequentemente leva os alunos a enxergarem a ciência como algo desconectado de suas experiências diárias, gerando a percepção de que o conhecimento adquirido na escola é distante e pouco pertinente para a compreensão do mundo ao seu redor. Nesse contexto, o presente estudo investiga a literatura existente sobre o uso da Química forense como estratégia para motivar e engajar os estudantes no contexto do ensino de Química. Como resultado a pesquisa aponta a Ciência Forense como uma estratégia promissora no ensino de Química, superando desafios educacionais. Os resultados convergentes apontam para a eficácia de abordagens dinâmicas e contextualizadas, enfatizando a importância de métodos inovadores, como a Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP), e a contextualização dos conteúdos no cotidiano dos estudantes. A interdisciplinaridade, casos fictícios, experimentação prática e métodos como Investigar, Organizar e Argumentar (IOA) contribuem para uma aprendizagem mais ativa e significativa.porAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/Química - Estudo e ensinoQuímica forenseQuímica legalAprendizagem baseada em problemasBases teóricas para a abordagem da ciência forense no ensino de químicabachelor thesisCIENCIAS HUMANAS