Oliveira, Blenda Cavalcante deMartins, José do Nascimento Rêgo2025-08-152025-08-15MARTINS, José do Nascimento Rêgo. Modelo de competências para formação de tutores no contexto da inclusão de estudantes com surdez em ambientes virtuais de aprendizagem. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Docência para a Educação Profissional e Tecnológica) - Campus Samambaia, Instituto Federal de Brasília, Brasília, 2023.https://repositorio.ifb.edu.br/handle/1/563O presente ensaio tem como objetivo apresentar um modelo que contenha as principais competências que permita Tradutores e Intérpretes da Língua Brasileira de Sinais (TILS) formarem-se tutores EaD, para implementação de um projeto interventivo visando auxiliar estudantes surdos, com dificuldade em acessar disciplinas no Ambiente Virtual de Aprendizagem. A intenção é que os voluntários se habilitem como mediadores para que, ao reconhecer as principais dificuldades dos estudantes surdos, empreendam a inclusão digital. Diante dessa proposta, este trabalho tem como escopo mapear as competências necessárias para a formação tutores para que atuem em diferentes tipos de Ambientes Virtuais de Aprendizagem no auxílio a pessoas surdas. A escolha pela formação de TILS voluntários tem como base o respeito a multiplicidade e as singularidades dos alunos, pois integram a comunidade de surdos. Neste sentido, se fez necessária uma abordagem metodológica qualitativa, com uma pesquisa descritiva sobre o que é a surdez e a pessoa surda, a legislação que ampara o serviço de Tradutores e Intérpretes da Língua Brasileira de Sinais e a Língua Brasileira de Sinais, a importância da tutoria e o modelo de formação por competência para que os tutores, realizem a inclusão digital dos estudantes surdos, fomentando assim, a autonomia para o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) no AVA. Também foi realizada uma pesquisa documental utilizando a técnica de coleta de dados na forma de levantamento bibliográfico e análise de documentos em materiais fornecidos por instituições de ensino superior, para a formação de tutores, com diferentes processos acadêmicos, administrativos e pedagógicos, utilizados em diferentes contextos de ensino. Tudo isso para viabilizar melhores condições de compreensão das TICs e o auxílio às pessoas surdas com dificuldades em utilizar as tecnologias digitais dos curso disponibilizados no AVA.Português (Brasil)Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/Surdos - EducaçãoEducação - CompetênciasEnsino à distânciaModelo de competências para formação de tutores no contexto da inclusão de estudantes com surdez em ambientes virtuais de aprendizagembachelor thesisCIENCIAS HUMANAS