Silva, Edilsa Rosa daDesterro, Maria do Socorro do2025-09-082025-11-042025-11-042025-09-082025-11-042025-11-04DESTERRO, Maria do Socorro do. Modelos didáticos para o ensino de microbiologia no campus Planaltina do Instituto Federal de Brasília. 2022. TCC (Graduação) - Curso de Licenciatura em Biologia, Instituto Federal de Brasília (IFB) campus Planaltina, Planaltina, 2022.https://repositorio.ifb.edu.br/handle/1/1234A utilização de recursos didáticos-pedagógicos possibilita o preenchimento das lacunas presentes no ensino tradicional, e com isso, além de expor o conteúdo de uma forma diferenciada, faz os alunos participantes ativos do processo de aprendizagem. Os modelos didáticos representam uma visão simplificada de uma ideia, objeto, evento, processo ou sistema que se constitua em objeto de estudo, potencializando e qualificando o processo de aprendizagem por parte dos alunos. O presente trabalho objetivou a análise dos impactos causados pelo desenvolvimento e uso de modelos didáticos de microrganismos no ensino de Microbiologia nos diversos cursos de nível técnico e superior do IFB, Campus Planaltina. Nesse sentido, este trabalho foi desenvolvido em uma perspectiva de pesquisa-ação, com o intuito de contribuir com o desenvolvimento do conhecimento em Microbiologia e de instrumentos que facilitam a compreensão como parte da prática. Foi realizada uma revisão bibliográfica e orientações com artesãos, buscando uma fundamentação teórica e a identificação dos principais materiais utilizados na construção de modelos didáticos. Foram realizadas oficinas estruturadas com os docentes responsáveis pelos componentes curriculares e suas turmas e artesãos convidados para confecção de modelos didáticos de grupos microbianos em sala de aula (modalidade presencial) e oficinas (modalidade não presencial) de confecção de vírus responsáveis pelas principais doenças virais no Brasil. A avaliação dos impactos da produção de material didático confeccionado pelos alunos sobre o processo de aprendizagem foi realizada por meio de aplicação de um questionário estruturado. Verificou-se que 91,89% dos alunos concordaram que a prática contribuiu para um melhor aprendizado e 83,78% avaliaram que a oficina contribuiu para motivá-los no processo de aprendizagem. Foi possível constatar que a cooperação entre educadores e educandos durante a realização da oficina pedagógica diminuiu a distância entre ambos, facilitando o processo de ensino e aprendizagem.porCC0 1.0 Universalhttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/Material didáticoMicrobiologia - Estudo e ensinoAprendizagem ativaAtividades criativas na sala de aulaPrática de ensinoModelos didáticos para o ensino de microbiologia no campus Planaltina do Instituto Federal de Brasíliabachelor thesisCIENCIAS BIOLOGICAS