Souza, José Messias EitererSilva, Eduardo Ribeiro da2025-11-272025-11-27SILVA, Eduardo Ribeiro da. O uso da cultura local no livro didático de língua inglesa como ferramenta de ensino. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Inglês) - Campus Riacho Fundo, Instituto Federal de Brasília, Brasília, 2025.https://repositorio.ifb.edu.br/handle/1/2063Esta pesquisa investiga como o uso da cultura local no livro didático de língua inglesa (LDLI) pode facilitar a aprendizagem, com base no conceito de perejivanie proposto por Lev Vigotski. O objetivo geral é propor aplicações de teorias da corrente sócio-histórico-cultural na área da Psicologia da Educação ao desenvolvimento de LDLIs para aprimorar o ensino da língua inglesa como segunda língua. A metodologia consiste em: pesquisa bibliográfica de artigos científicos que examinam a presença de elementos culturais em LDLIs; pesquisa bibliográfica sobre o conceito de perejivanie; e uso do método comparativo para ilustrar a aplicabilidade do conceito de "perejivanie" ao ensino de língua inglesa baseado em livros didáticos. Os resultados apontam que uma maior incorporação de elementos culturais locais pode facilitar a internalização de conteúdos e promover a aprendizagem significativa. Conclui-se que o equilíbrio entre cultura-alvo e cultura local nos LDLIs deve ser cuidadosamente considerado para melhorar o engajamento e o desempenho dos estudantes no aprendizado da língua inglesa.Português (Brasil)Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/Língua inglesa - Estudo e ensinoLivros didáticosEducação multiculturalO uso da cultura local no livro didático de língua inglesa como ferramenta de ensinobachelor thesisLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA