Oliveira, Ana Maria Libório deCaldas, Gabriel Leite da Silva2025-06-102025-06-10CALDAS, Gabriel Leite da Silva. As perspectivas dos professores de matemática de escolas públicas do DF sobre as aplicações das novas tendências no ensino de matemática e o incentivo institucional. 2023. 25 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Matemática, Educação e Tecnologias) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília, Brasília, 2023.https://repositorio.ifb.edu.br/handle/1/342Os documentos norteadores e legislativos incentivam a utilização de metodologias que priorizem a participação do aluno no processo de ensino e aprendizagem. As tendências no ensino de matemática são metodologias que auxiliam o professor a promover o ensino de matemática de forma criativa. Nessa pesquisa foram utilizadas três tendências de ensino, a Etnomatemática, a Modelagem Matemática e a Resolução de Problemas. A pesquisa desenvolvida teve abordagem quantitativo-qualitativo com o auxílio de um formulário on-line, método survey, para que fosse alcançado o objetivo de conhecer a perspectiva dos professores quanto às três tendências de ensino supracitadas, bem como o incentivo institucional. Tratando de um estudo quantitativo-qualitativo de amostra intencional, foram analisados os comentários de professores da rede pública de ensino do Distrito Federal atuantes no ensino médio e fundamental - anos finais de diferentes regiões e modalidades de ensino. Por fim, foram considerados que o conhecimento apresentado não foi suficiente e as instituições não alcançaram as metas propostas para a mudança do cenário educacional no Distrito Federal.Português (Brasil)Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/Tendências no ensino de matemáticaEnsino-aprendizagemProfessoresAs perspectivas dos professores de matemática de escolas públicas do DF sobre as aplicações das novas tendências no ensino de matemática e o incentivo institucionalThe perspectives of mathematics teachers in public schools in DF on the applications of new trends in mathematics teaching and institutional encouragementbachelor thesisCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA