Ferreira, Marcos Ramon GomesRaggi, Thaís Gonçalves2025-07-252025-07-25https://repositorio.ifb.edu.br/handle/1/446O estudo tem como tema a contribuição das práticas de Yoga no contexto da Educação Profissional e Tecnológica. O objetivo principal foi investigar de que maneira a prática de Yoga influencia a Inteligência Emocional dos participantes. Os objetivos específicos foram auxiliar o desenvolvimento de habilidades físicas, psíquicas e emocionais dos participantes que compõem o ambiente da Educação Profissional e Tecnológica; oferecer práticas semanais de Yoga, uma vez por semana, durante 8 semanas, para os discentes, docentes e servidores técnicos administrativos em educação do Instituto Federal Brasília e, por fim, verificar, por meio dos instrumentos metodológicos aplicados (Escala de Inteligência Emocional e questionário qualitativo), se as práticas contribuíram de fato para o desenvolvimento da Inteligência Emocional dos participantes da pesquisa. Para tanto, a orientação teórica debruçou-se sobre os conceitos de Inteligência Emocional e também da Corporeidade. A metodologia consistiu em um estudo comparativo da métrica de Inteligência Emocional aplicada antes e após a intervenção de oito práticas semanais de Yoga, além da interpretação de respostas a questionários qualitativos. Os resultados conclusivos apontam para uma melhora nos níveis de Inteligência Emocional da maioria dos participantes envolvidos na pesquisa.porAttribution-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/Educação profissionalYogaInteligência emocionalContribuição da prática de yoga no contexto da educação profissional e tecnológicamaster thesisCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO