Prado, Rafaela Fernandes doCarvalho, Ana Paula Gonçalves de2025-06-122025-06-12CARVALHO, Ana Paula Gonçalves de. Educação midiática e o ensino de ciências: análise das percepções docentes acerca do uso de mídias sociais no ensino de ciências nos anos finais do ensino fundamental. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Ciências e Matemática para o Ensino Fundamental) — Campus Gama, Instituto Federal de Brasília, Brasília, 2023.https://repositorio.ifb.edu.br/handle/1/371Este artigo propõe uma análise sobre a educação midiática e o ensino de ciências no ensino fundamental anos finais. Para tal, objetivou-se investigar na percepção docente, a relação entre ensino de ciências, Mídias Sociais e suas influências nos fenômenos da pós-verdade e fake news. Objetivou-se ainda, avaliar nas orientações da Base Nacional Comum Curricular e do Currículo em Movimento do Distrito Federal a presença de objetivos e abordagens dessa temática na área de ciências da natureza, assim como investigar a ligação entre as influências midiáticas e o processo de aprendizagem, letramento científico, fake news e pós-verdade. O trabalho realizou-se por meio de pesquisa bibliográfica e questionário aplicado aos docentes por meio de formulário via google forms. Os dados aferidos mostraram que as citações e abordagens midiáticas apresentadas nas diretrizes curriculares observadas estão predominantemente na área de linguagens, com ênfase jornalística. As habilidades crítico-reflexivas relacionadas ao contexto social e a formação humana e as diferentes linguagens aparecem nas orientações gerais, enquanto os objetivos específicos da área de ciências se limitam a habilidades conteudistas. As análises também apresentaram uma relação estreita entre as influências midiáticas e a construção social atual, seus hábitos, interações e a própria linguagem. Por fim, observou-se que os docentes entrevistados possuem pouca ou nenhuma formação continuada sobre educação midiática e suas influências no processo de aprendizagem, o que pode explicar o domínio incipiente dessa temática e o seu uso predominantemente como veículo transmissor de informação, sem relação com processo de aprendizagem ou com o contexto social.Português (Brasil)Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/Ciências - Estudo e ensinoComunicação e educaçãoEducação midiáticaTecnologia educacionalLetramento informacionalEducação midiática e o ensino de ciências: análise das percepções docentes acerca do uso de mídias sociais no ensino de ciências nos anos finais do ensino fundamentalMedia education and science teaching: analysis of teachers' perceptions about the use of social media in science teaching in the final years of elementary educationbachelor thesisCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM