Fernandes, Silvia Dias da CostaFerreira, Lidia Holanda2025-08-202025-11-042025-11-042025-08-202025-11-042025-11-04FERREIRA, Lidia Holanda. Impercepção botânica e biologia vegetal aplicada: desenvolvimento de aulas em um escola do campo buscando promover o interesse e afetividade no estudo da flora. 2025. TCC (Graduação) - Curso de Licenciatura em Biologia, Instituto Federal de Brasília (IFB) campus Planaltina, Planaltina, 2025.https://repositorio.ifb.edu.br/handle/1/1349Este trabalho tem como objetivo desenvolver uma sequência didática como alternativa de apoio ao trabalho docente na disciplina de Botânica, buscando, por meio de metodologias ativas, despertar o interesse e a afetividade dos estudantes por essa área do conhecimento. Partindo da problemática da impercepção botânica e das dificuldades comumente associadas ao ensino dessa disciplina, o estudo também visa analisar, a partir da visão docente, o potencial da sequência em promover maior engajamento dos alunos. Para isso, adotou-se uma abordagem mista: quantitativa, na avaliação realizada por docentes da área de Biologia, e qualitativa, na aplicação da sequência didática em uma escola do campo no Distrito Federal. Os resultados indicaram uma recepção positiva tanto por parte dos professores quanto dos estudantes em relação à proposta. Conclui-se que a Biologia Vegetal, quando trabalhada com metodologias ativas e de forma contextualizada, pode favorecer o engajamento discente e contribuir para superar a invisibilidade da flora no ensino de Ciências.porCC0 1.0 Universalhttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/Botânica - Estudo e ensinoDidáticaBiologia VegetalImpercepção botânica e biologia vegetal aplicada: desenvolvimento de aulas em um escola do campo buscando promover o interesse e afetividade no estudo da florabachelor thesisCIENCIAS BIOLOGICAS