Castro, Eder AlonsoCarvalho, Leonardo Castro de2025-11-042025-11-04CARVALHO, Leonardo Castro de. Os audiovisuais do programa de avaliação seriada da UnB como possibilidade para o ensino de uma perspectiva crítica da geografia: o olhar dos professores da rede pública de ensino do Distrito Federal. 2025. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Geografia em Rede Nacional PROFGEO) - Campus Riacho Fundo, Instituto Federal de Brasília, 2025.https://repositorio.ifb.edu.br/handle/1/2011O Programa de Avaliação Seriada da Universidade de Brasília (PAS/UnB) consiste em uma forma de ingresso ao nível superior alternativo ao vestibular tradicional, implantado pela universidade em 1996, e caracteriza-se por ser gradual (com provas seriadas aplicadas em cada ano do Ensino Médio) e fruto do diálogo entre professores da Educação Básica e Superior. O exame é elaborado a partir de matrizes de objetivos de aprendizagens e de obras multimodais (literárias, textuais, plásticas, teatro, audiovisuais, músicas, entre outras) que são utilizadas para contextualizar conteúdos e temas na elaboração das questões, além de ser amplamente utilizadas por professores de todas as áreas, inclusive a Geografia, para contextualizar conteúdos e conceitos básicos. Nesse sentido, o presente estudo visa analisar o ponto de vista dos professores de Geografia, em regência de classe, da Rede Pública de Ensino do Distrito Federal sobre o uso dos audiovisuais presentes nas matrizes do PAS como possibilidade para o ensino de uma perspectiva crítica da Geografia no Ensino Médio. A partir de um estudo qualitativo-quantitativo, cuja coleta de dados se deu por meio da aplicação de formulário eletrônico, em um recorte amostral de duas escolas por Coordenação Regional de Ensino, totalizando vinte e oito escolas. Na perspectiva estatística o estudo propõe uma análise exploratória, cujo modelo probabilístico utilizado será a inferência estatística, pois pretendemos projetar os resultados do recorte na população. Os dados foram analisados de forma dialética, baseado no materialismo histórico-geográfico. A análise dos dados mostrou que os professores de Geografia, regentes de classe em escolas que ofertam o Ensino Médio, conhecem o PAS/UnB, utilizam os audiovisuais presentes nas matrizes para desenvolver conceitos e conteúdos próprios da Geografia e consideram que eles contribuem para o ensino de uma perspectiva crítica do componente curricular. O estudo contribui para aprofundar as reflexões sobre a influência do PAS/UnB do Ensino de Geografia na Rede Pública do DF, na formação continuada de professores, o uso de audiovisuais no Ensino de Geografia em uma perspectiva crítica no Ensino Médio, bem como na reflexão na própria universidade, no âmbito das comissões que elaboram as referidas matrizes.porAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/Geografia - Estudo e ensinoUniversidade de Brasília - IngressoUniversidade de Brasília - ExamesOs audiovisuais do programa de avaliação seriada da UnB como possibilidade para o ensino de uma perspectiva crítica da geografia: o olhar dos professores da rede pública de ensino do Distrito Federalmaster thesisCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOCIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA::GEOGRAFIA HUMANA