Barbalho, Daniela dos Santos TrovãoBraga, Maria Eduarda RochaSilva, Sofia Marcelino MartinsAlmeida, Thayná Sthéfany Rocha2025-06-122025-06-12BRAGA, Maria Eduarda Rocha; SILVA, Sofia Marcelino Martins; ALMEIDA, Thayná Sthéfany Rocha. A biologia no cotidiano dos estudantes com deficiência visual: um estudo sob a ótica de professores do Centro de Ensino Especial de Deficientes Visuais de Brasília. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Ciências e Matemática para o Ensino Fundamental) — Campus Gama, Instituto Federal de Brasília, Brasília, 2023.https://repositorio.ifb.edu.br/handle/1/368Entende-se por Deficiência Visual (DV) uma condição fisica na qual os indivíduos não apresentam nenhuma percepção de estímulos luminosos ou a apresentam de forma parcial. Ο Centro de Ensino Especial de Deficientes Visuais de Brasília CEEDV é a única instituição educacional do Distrito Federal especializada no atendimento aos estudantes com DV e é considerado um centro de referência na Educação Especial por proporcionar a inclusão e o respeito à diversidade. A instituição, por meio da disciplina Atividades da Vida Autônoma e Social (AVAS), visa promover o desenvolvimento global dos seus estudantes para a formação de um cidadão crítico, capaz de interagir com o mundo e com as questões que o cercam. A Biologia, ampla área do conhecimento, integra questões políticas, econômicas e culturais da sociedade, sendo portanto presente no cotidiano de todo indivíduo, inclusive dos estudantes com deficiência visual. Visando mapear de que forma a Biologia se expressa na vida desses estudantes, o presente trabalho teve como grupo amostral três professores atuantes no CEEDV. Os docentes responderam a uma entrevista e os dados obtidos foram classificados usando os preceitos estabelecidos por Bardin. O resultado indicou que os assuntos da Biologia mais presentes no cotidiano dos estudantes com DV dizem respeito à Educação Ambiental, à Fisiologia Humana, à Zoologia e à Botânica, sendo esses considerados primordiais para o bem-estar e inclusão social dos alunos. A vivência dos professores demonstra também a importância e predominância das metodologias ativas no processo de ensino e aprendizagem do CEEDV.Português (Brasil)Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/Educação especialEstudantes com deficiência visualEnsino - MetodologiaBiologia - Estudo e ensinoPrática de ensinoAtividades para vida autônoma e social (AVAS)A biologia no cotidiano dos estudantes com deficiência visual: um estudo sob a ótica de professores do Centro de Ensino Especial de Deficientes Visuais de Brasíliabachelor thesisCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO