Castro, Eder AlonsoSilva, Rafael Araújo da2025-05-122025-11-042025-11-042025-05-122025-11-042025-11-04SILVA, Rafael Araújo da. Novo ensino médio no Distrito Federal: avaliação do ensino química em um projeto-piloto. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) — Campus Gama, Instituto Federal de Brasília, Brasília, 2023.https://repositorio.ifb.edu.br/handle/1/1603A educação básica brasileira como a conhecemos hoje é estruturada através da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei n° 9.394/96 que por muitos anos orientou a organização do Ensino Médio. Em 2017, através da polêmica Lei 13.415, uma série de mudanças foram sancionadas de modo a atingir as metas traçadas pelo Plano Nacional de Educação. Apesar de extensas discussões e consultas públicas, a reforma enfrentou inúmeras críticas pelo modo que este processo foi conduzido, somado ainda ao período bastante turbulento devido às crises nas esferas social, política e econômica do momento. Além de mudanças na dinâmica desta etapa da educação básica, o currículo do Ensino Médio, alterado pela Base Nacional Comum Curricular - BNCC, foi o principal elemento apresentado. Nesse sentido, os componentes curriculares presentes nos três anos que compõem a etapa se tornam itinerários formativos e passam a compor blocos curriculares, sendo estes: linguagens e suas tecnologias; matemática e suas tecnologias; ciências da natureza e suas tecnologias; ciências humanas e sociais aplicadas. Cada arranjo deste terá de se organizar de forma a alcançar as competências e habilidades dispostas no documento da BNCC. Seguindo esta nova dinâmica a disciplina de Química se torna um itinerário formativo e passa a obedecer a uma série de propostas documentadas, modificações estas que dividem opiniões. Se faz necessário, portanto, verificar o processo de implementação do Novo Ensino Médio na área de Química a fim de compreender o andamento deste e os conflitos que possam estar acontecendo entre a teoria, Lei n° 13.425/2017 e BNCC, e a prática do dia-a-dia escolar. No Distrito Federal, a sua implementação começa em 2020 nas escolas através de Projetos-Piloto, dentre eles o CEMI GAMA, onde foi aplicado questionário a fim de trazer as reflexões do docente de Química da unidade de ensino sobre o NEM e suas impressões no ensino de química no período de 2020 a 2022.porQuímica - Estudo e ensinoEducação – LegislaçãoEnsino médioDistrito Federal (Brasil)Novo ensino médio no Distrito Federal: avaliação do ensino química em um projeto-pilotobachelor thesisCIENCIAS HUMANAS