Dumont Júnior, Marcos VitorDamasceno, Renan da Silva2025-09-092025-11-042025-11-042025-09-092025-11-042025-11-04DAMASCENO, Renan da Silva. Guia de campo das serpentes do Parque Ambiental Colégio Agrícola de Brasília (PACAB) como ferramenta de educação ambiental. 2021. TCC (Graduação) - Curso de Licenciatura em Biologia, Instituto Federal de Brasília (IFB) campus Planaltina, Planaltina, 2022.https://repositorio.ifb.edu.br/handle/1/1254O presente trabalho teve como objetivo criar e avaliar um guia de campo com as espécies de serpentes com ocorrência no Parque Ambiental Colégio Agrícola de Brasília (PACAB). O guia contém dados que facilitam a identificação das serpentes de ocorrência no parque, especialmente as de interesse médico, bem como informações que visam desmistificar ideias equivocadas sobre as serpentes, promovendo sua preservação através da educação ambiental. A efetividade do guia foi avaliada através da aplicação de um questionário de duas fases, antes e após a apresentação do guia. Os questionários avaliaram o conhecimento sobre as serpentes e a relação dos respondentes com esses animais. As respostas de 30 participantes foram analisadas através de estatística descritiva e teste de hipóteses, através do teste de Wilcoxon. O guia gerou uma diferença positiva significativa nas respostas da segunda fase. Mesmo em uma comunidade com tendência conservacionista e consciência da importância ecológica das serpentes, o guia foi capaz de promover conhecimento a respeito das serpentes e a diminuição do medo desses animais nos participantes.porCC0 1.0 Universalhttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/Educação ambiental - Estudo e ensinoCobras - GuiasCobras - IdentificaçãoGuia de campo das serpentes do Parque Ambiental Colégio Agrícola de Brasília (PACAB) como ferramenta de educação ambientalbachelor thesisCIENCIAS BIOLOGICAS