Dumont Júnior, Marcos VitorGuedes, André Elias Cavalcanti Bezerra2025-09-092025-11-042025-11-042025-09-092025-11-042025-11-04GUEDES, André Elias Cavalcanti Bezerra. COVID-19 e desinformação: uma perspectiva para o ensino de biologia. 2021. TCC (Graduação) - Curso de Licenciatura em Biologia, Instituto Federal de Brasília (IFB) campus Planaltina, Planaltina, 2021.https://repositorio.ifb.edu.br/handle/1/1236Em face à crise causada pela pandemia da COVID-19, a internet se tornou uma ferramenta importante para a continuidade de diversas atividades, mesmo durante a imposição de medidas de distanciamento social. Porém, o fluxo intenso de informações por meio do uso de redes sociais, plataformas de vídeos e aplicativos de troca de mensagens vem sendo responsável pela disseminação de informações falsas sobre a doença. Assim, com o objetivo de investigar o impacto que tais informações podem estar causando em uma parcela da opinião pública brasileira, foi aplicado um questionário online utilizando a Escala de Likert, correlacionando os resultados a fatores como nível de escolaridade e região geográfica. Por meio da comparação de frequências das respostas coletadas, foi observado que, por mais que a população amostrada tenha apresentado um bom desempenho, todos os participantes apresentaram mais dificuldade em identificar afirmações falsas. Contudo, os respondentes que alegaram possuir pelo menos o Ensino Médio completo apresentaram resultados melhores em comparação aos que não o possuíam, tal observação foi possível pela aplicação do teste de Mann-Whitney (α = 0,05). Assim conferindo um papel importante ao cumprimento do processo de escolarização básica brasileiro.porCC0 1.0 Universalhttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/Pandemia de COVID-19 - 2020-2023 - BrasilCOVID-19 (Doença)Biologia - Estudo e ensinoNotícias falsasCOVID-19 e desinformação: uma perspectiva para o ensino de biologiabachelor thesisCIENCIAS BIOLOGICAS