Silva, Juliana Rocha de FariaSilva, Francisco Junior de Sousa2025-09-082025-11-042025-11-042025-09-082025-11-042025-11-04SILVA, Francisco Junior de Sousa. Projetos com arduíno para aplicação de atividades pedagógicas no ensino de ciências. 2022. TCC (Graduação) - Curso de Licenciatura em Biologia, Instituto Federal de Brasília (IFB) campus Planaltina, Planaltina, 2023.https://repositorio.ifb.edu.br/handle/1/1344Este trabalho tem como objetivo geral propor um treinamento para professores de Ciências Naturais para utilizarem o Arduíno para o ensino de ciências de modo a estimular os alunos no processo de aprendizagem, proporcionando uma interação ativa no ensino de ciências. A escolha do Arduíno se deu por ser um microcontrolador de baixo custo, além de viabilizar a execução de muitos projetos e atividades que permitem a experimentação em ciências. Durante o processo do trabalho foi desenvolvida uma sequência didática para aplicação da oficina de treinamento, na qual as aulas foram organizadas para serem aplicadas em três encontros. Os resultados obtidos foram bastantes satisfatórios uma vez que os participantes conseguiram relacionar a aplicabilidade dos projetos com Arduíno para aulas de Ciências e Biologia no Ensino Fundamental I e II e no Médio. Além disso, os participantes elaboraram novos materiais para serem usados em aula de aula. Na avaliação da oficina foram sugeridas algumas modificações como um tempo maior de duração, um foco especial na parte de programação e projetos mais variados voltados para o conteúdo de Ciências e Biologia.porCC0 1.0 Universalhttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/Ciências - Estudo e ensinoAprendizagem ativaAtividades criativas na sala de aulaPrática de ensinoArduino (Controlador programável)Projetos com arduíno para aplicação de atividades pedagógicas no ensino de ciênciasbachelor thesisCIENCIAS BIOLOGICAS