Machado, Francisco das Chagas RoqueDeus, Paulo Henrique Mariano de2025-09-182025-11-042025-11-042025-09-182025-11-042025-11-04DEUS, Paulo Henrique Mariano de. A importância de aulas teóricas e de campo para o ensino de educação ambiental no IFB - campus Recanto das Emas. 2018. TCC (Graduação) - Curso de Licenciatura em Biologia, Instituto Federal de Brasília (IFB) campus Planaltina, Planaltina, 2018.https://repositorio.ifb.edu.br/handle/1/1249Este trabalho possui autorização de publicação apenas do resumo. Devido aos problemas ambientais enfrentados pelo bioma Cerrado e a falta de responsabilidade social para a preservação desse ecossistema, é urgente aplicação de ações voltadas à conscientização ambiental para evitar esse quadro de degradação. Nesse sentido, a educação ambiental (EA) se mostra como uma excelente estratégia de ensino para a conscientização e diminuição dos efeitos das ações humanas nesse bioma. Neste trabalho, realizado em abril de 2018 no Instituto Federal de Brasília (campus Recanto das Emas - CREM), foi avaliada a eficácia de aulas teóricas e de campo em ambientes do Cerrado para ensinar conceitos ambientais e despertar o interesse dos alunos pela questão ambiental. Nossos resultados sugerem que ambas as aulas realizadas com estudantes do CREM foram satisfatórias. Isso porque em ambos os casos houve aprendizado similar e aumento do interesse dos discentes pela questão ambiental. Dessa forma, o presente estudo contribuiu para a construção de uma sociedade sustentável ao aplicar e testar diferentes estratégias didáticas que permitiram aos discentes refletir sobre os impactos e soluções advindas das relações desastrosas dos seres humanos com o meio ambiente.porCC0 1.0 Universalhttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/Educação ambiental - Estudo e ensinoAprendizagem ativaEstratégias de aprendizagemResumoA importância de aulas teóricas e de campo para o ensino de educação ambiental no IFB - campus Recanto das EmasDeus, Paulo Henrique Mariano debachelor thesisCIENCIAS BIOLOGICAS